Geral

Por que faz tanto calor em Colatina? Entenda o motivo e veja a previsão do tempo!

O Folha Vitória conversou com a equipe de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) para entender o motivo do forte calor

Por estar situada no Vale do Rio Doce, as características geográficas da região contribuem para que a cidade seja quente Foto: Divulgação

Quando o assunto é calor no Espírito Santo, o município de Colatina, localizado na Região Noroeste, sempre ganha destaque. Mas você já parou para se perguntar quais fatores contribuem para a cidade seja tão quente?

O Folha Vitória conversou com a equipe de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) para entender o motivo das altas temperaturas na região.

Embora não analise as características específicas de Colatina, por não realizar um registro contínuo de dados meteorológicos, o Incaper possui uma estação meteorológica no município vizinho, Marilândia. De acordo com o Instituto, as altas temperaturas observadas nesta época são característica dos meses de verão. Porém, por estarem situadas no Vale do Rio Doce, as características geográficas da região contribuem para que estas cidades sejam extremamente quentes.

De acordo com os dados meteorológicos observados pelo Incaper, em Marilândia, a maior temperatura registrada neste período (verão) é de 38,2 °C, ocorrida ainda este ano, mais exatamente em 02 de janeiro de 2017. Em 2016, a maior temperatura registrada no município ocorreu coincidentemente em 02 de janeiro, onde alcançou 42,3°C.

PREVISÃO DO TEMPO

De acordo com o Incaper, a previsão do tempo para o município de Colatina nesta segunda-feira (30) ainda é de muito calor. As temperaturas apresentam máxima de 34ºC e mínima de 20ºC. O céu amanhece parcialmente nublado e durante a tarde o sol aparece entre poucas nuvens, as temperaturas variam entre 31ºC e 32ºC. De noite haverá céu nublado na madrugada céu encoberto, com temperaturas variando entre 26ºC e 21ºC.

Clique aqui e veja mais detalhes da previsão do tempo!

Já na terça-feira (31), a chuva aparece. A temperatura máxima para o município é de 34ºC e mínima de 19ºC. O dia deve amanhecer nublado e durante a tarde é prevista chuva rápida, as temperaturas variam entre 31ºC e 32ºC. Durante a noite o céu fica nublado e na madrugada haverá céu encoberto, com temperaturas que variam entre 26ºC e 21ºC.

Quarta-feira (01) também é dia de chuva em Colatina. As temperaturas apresentam máxima de 35ºC e mínima de 19ºC. O dia deve amanhecer parcialmente nublado e durante a tarde uma chuva rápida cai no município, as temperaturas variam entre 31ºC e 33ºC. No período da noite o céu deve ser nublado e de madrugada ocorre chuva leve, com temperaturas variando entre 26ºC e 21ºC.

Pontos moeda