Geral

Praia da Serra recebe esgoto de 1200 residências de bairros da região

A praia, que fica localizada entre Manguinhos e Jacaraípe, recebe muitos freqüentadores apesar da presença de esgoto no local

Os frequentadores da Praia da Baleia, em Jacaraípe, na Serra, reclamam do mau cheiro, deixado pelo lixo acumulado e um esgoto a céu aberto. De acordo com a Companhia Espirito Santense de Saneamento (Cesan), o córrego recebe esgoto de 1200 residências de bairros da região.

A reigão da Praia da Baleia é dominada pelo lixo e esgoto a céu aberto Foto: Marcos Kaun / Leitor do Folha Vitória

A Cesan informou em nota que o córrego Laripe corta os bairros Vila Nova de Colares e Feu Rosa antes de chegar ao mar. Os dois bairros possuem rede de esgoto disponível com uma cobertura de 76,41%, sendo coletado e tratado o afluente de mais de 7 mil imóveis. Entretanto, 20% ainda não se ligaram a rede, com cerca de 1200 residências contribuindo para a poluição do córrego. A Companhia informa ainda que serão realizadas campanhas de conscientização na região quanto a importância da ligação de esgoto.

Marcelo Kaun, morador da região há dois anos, alega que a situação sempre foi a mesma: muito lixo e esgoto sendo despejado no mar. Segundo o morador, o local não recebe as equipes de limpeza pública há muito tempo. Além disso, nem moradores, nem frequentadores fazem ideia das condições da água e dos riscos de nadar em um local tão nessa situação.

A única placa de balneabilidade da região está pixada Foto: Marcos Kaun / Leitor do Folha Vitória

Prefeitura da Serra

A Prefeitura da Serra informou, por meio de nota, que os estudos de balneabilidade realizados semanalmente indicam que os 11 pontos analisados estão classificados como próprios para o banho. Além disso, afirma que uma equipe de fiscalização ambiental irá ao local para verificar se há ligações irregulares de esgoto na rede fluvial. Se isso for constatado, os responsáveis serão multados. A prefeitura ressalta ainda que, desde dezembro, os serviços foram intensificados em toda a orla do município, entre eles a coleta de lixo, que passou a ser feita duas vezes por dia.

Confira o vídeo do flagrante:

Pontos moeda