Geral

Quer estabilidade no trabalho? Veja 6 dicas para ser aprovado em concursos

Uma das provas mais esperadas para este ano é a do Tribunal Regional Federal (TRF) – 2ª região, que será aplicada dentro de dois meses

Faltam dois meses para a prova de um dos mais esperados concursos: Tribunal Regional Federal (TRF) – 2ª região Foto: ​Reprodução

Na semana passada, o Governo do Espírito Santo divulgou uma série de medidas para reduzir os gastos públicos neste ano, entre elas está a suspensão de concursos para vagas efetivas. Em tempos de crise e desemprego, investir em uma vaga por meio de concurso público estava entre as principais opções dos capixabas para se manter no mercado de trabalho.

Mas, apesar da suspensão, existem expectativas para lançamentos de concursos nacionais, como Polícia Rodoviária Federal (PRF). Além disso, faltam dois meses para a prova de um dos mais esperados concursos: a do Tribunal Regional Federal (TRF) – 2ª região.

Para a psicóloga Jeany Nascimento, coordenadora da PsicoStore, uma das principais dicas é aproveitar o momento e começar a buscar e focar no concurso que almeja, além de acompanhar as notícias da atualidade.

Veja também: Ano começa com mais de mil vagas em concursos. Confira chances para o ES!

“É importante se manter informado sobre tudo o que acontece na atualidade porque muitos concursos trazem isso. É preciso fazer um cronograma para estudo, evitar expectativas negativas sobre as disciplinas e, principalmente, controlar a ansiedade. Esse último ponto é importantíssimo para qualquer situação na vida. Quanto mais ansioso, menos consigo colocar em prática. Ter foco e disciplina”, pontuou.

E se alguém está desempregado e tem medo de encarar um novo desafio por cauda da idade, por exemplo, deve ficar tranquilo. A especialista garante que a experiência acumulada é o diferencial. “Sempre há tempo! Muita gente nos procura para recolocação no mercado de trabalho e as experiências anteriores ajudam. Se especializar é importante porque dá um "up". Independente da idade é possível ser aprovado em um concurso”, contou.

E por falar em especialização, Jeany acredita que o período de crise é importante para estudar e se renovar profissionalmente. “ O mercado está em crise, então é preciso apresentar um diferencial. É o momento de se atualizar, estudar e buscar conhecimento. Para quem não tem dinheiro, existem os cursos onlines, de pequena duração e que trazem uma atualização”.

Saiba como ser aprovado com sucesso Foto: Divulgação

Dicas

1- Fique por dentro das oportunidades/concursos
2 - Estude, crie uma rotina de estudos com horários
3 - Tenha foco e disciplina
4 - Se especialize, busque cursos onlines
5 - Não tenha medo de buscar novas áreas
6 - Reforce o pensamento positivo e encare os desafios

Pontos moeda