Geral

São Mateus está entre cidades com menor incidência da dengue no ES

Segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria e Saúde do Espírito Santo (Sesa), São Mateus registrou um total de 7,1 casos de dengue somando as quatro últimas semanas

Ao todo, foram notificados 942 casos de dengue, entre 1º e 21 de janeiro de 2017, no Espírito Santo Foto: Asscom/Sesa

O município de São Mateus apareceu entre as cidades com menor incidência de casos de dengue nas últimas semanas no Espírito Santo. Segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria e Saúde do Estado (Sesa), divulgado na quinta-feira (26), a cidade registrou um total de 7,1 casos de dengue somando as quatro últimas semanas.

O Boletim Epidemiológico da Dengue é apresentado de duas formas: uma tabela com a indicação das notificações em números absolutos por semana epidemiológica e outra com a incidência de casos de dengue por município.

De acordo com a Sesa, para calcular a incidência, divide-se o número de notificações (ou seja, o número de novos casos da doença) pela população do município e multiplica-se este valor por 100 mil. O Ministério da Saúde considera três níveis de incidência de dengue: baixa (menos de 100 casos/100 mil habitantes), média (de 100 a 300 casos/100 mil habitantes) e alta (mais de 300 casos/100 mil habitantes).

Pedro Canário aparece no topo dos municípios com incidência baixa com 60,8 casos e é seguido por Bom Jesus do Norte com 58,7. Não registraram nenhum caso os municípios de Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Boa Esperança, Brejetuba, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Ibiraçu, Ibitirama, Itarana, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marataízes, Mimoso do Sul, Mucurici, Santa Leopoldina, São Domingos do Norte, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão e Vila Valério.

As cidades com maior incidência nas últimas quatro semanas são: Nova Venécia (278,8), Rio Novo do Sul (215,5), Atílio Vivácqua (177,2), Apiacá (164,0), Presidente Kennedy (158,4), Alfredo Chaves (146,4), Aracruz (102,9) e Iconha (100,9).

Confira abaixo os registros de São Mateus:

Ao todo, foram notificados 942 casos de dengue, entre 1º e 21 de janeiro de 2017, no Espírito Santo. Destes, 11 são casos graves e 02 são óbitos sob investigação. No mesmo período, a taxa de incidência da doença no Estado ficou em 23,71. Essas informações são enviadas à Secretaria de Estado da Saúde até o dia anterior à divulgação do boletim epidemiológico.

Como se prevenir

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Tirar água dos pratos de plantas;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Pontos moeda