Geral

Vacina contra febre amarela em Marataízes só para quem vai viajar para área de risco

A vacina não é recomendada para pessoas com doenças como lúpus, câncer e HIV, devido à baixa imunidade, nem para quem tem mais de 60 anos, grávidas e alérgicos a gelatina e ovo

As doses da vacina contra a febre amarela estão disponíveis para quem vai viajar nos postos de saúde de Marataízes Foto: ​Reprodução

A Secretaria de Saúde de Marataízes disponibiliza doses da vacina contra a febre amarela para quem vai viajar para os locais de risco, para atender a recomendação do Ministério da Saúde. Moradores locais não necessitam tomar a vacina, pois o vírus da febre amarela não é transmitido de pessoa para pessoa, apenas pela picada de mosquitos infectados. 

A recomendação da Secretaria Estadual de Saúde para as cidades capixabas é que a ação de bloqueio vacinal seja feito apenas nos municípios que tem limite com Minas Gerais e na cidades onde foram encontrados macacos mortos. Quem reside em outros municípios do Estado, que não possui limite com MG e nem registro de macacos mortos, não precisa ser vacinado, a menos que vá se deslocar para área de risco onde há casos confirmados de infecção pela febre amarela.

O município de Marataízes não possui casos suspeitos da doença, segundo a coordenadora do Programa de Imunização, a enfermeira Lílian Domingues. Segundo ela, o mosquito existente na região, o Aedes Aegyts, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya pode transmitir febre amarela, porém não há casos de transmissão no município.

As doses da vacina em Marataízes estão disponíveis nas Unidades de Saúde, conforme liberação da Secretária Estadual de Saúde e Regional Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, sempre pela manhã, sendo: Marataízes 2 na segunda-feira; ESF Lagoa Dantas na terça-feira; ESF CAIC na quarta-feira; e ESF Marataízes 1  na quinta-feira.

A Secretaria de Saúde de Marataízes tranquiliza e orienta a população. “Esse ímpeto de tomar vacina, sem a real necessidade só pode ocasionar pessoas com reações e aumentar o desespero sobre o assunto”, completa a enfermeira.

Pontos moeda