Geral

Veja a lista dos municípios capixabas que vão receber vacinas contra a febre amarela

O estado notificou o Ministério da Saúde sobre a existência de dois casos suspeitos de febre amarela silvestre nos municípios de Conceição do Castelo e São Roque do Canaã

 Ao todo, serão encaminhadas 350 mil doses da vacina Foto: Divulgação

A população dos municípios capixabas que estão próximos às cidades mineiras será vacinada contra a febre amarela nos próximos dias. Ao todo, serão encaminhadas 350 mil doses da vacina ainda nesta semana.

O Ministério da Saúde informou que vai apoiar a medida preventiva da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo (SES/ES) de vacinar 26 municípios capixabas próximos à Minas Gerais. Não há casos confirmados de humanos ou macacos infectados pela febre amarela no Estado.

Nesta segunda-feira (16), o estado notificou o Ministério da Saúde sobre a existência de dois casos suspeitos de febre amarela silvestre nos municípios de Conceição do Castelo e São Roque do Canaã. Os casos são de pessoas que residem em área rural.

Para auxiliar o estado e municípios nas investigações de casos suspeitos de febre amarela, o Ministério da Saúde vai enviar, ainda nesta semana, técnicos do Programa Nacional de Imunização e Coordenação-Geral das Doenças Transmissíveis. Além de ajudar na investigação, os técnicos vão trabalhar no estabelecimento de medidas de controle. 

De acordo com o órgão, o Espírito Santo não é considerado área de risco, portanto continua sem recomendação de vacinação contra a febre amarela. A medida de precaução foi adotada em função da proximidade com as cidades mineiras onde estão sendo investigados casos da doença, além do fato da região ser formada por uma mata contínua, sem barreiras. Para o restante do estado, a recomendação de vacinação continua a mesma: apenas pessoas que vão viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata dentro dessas áreas, devem se imunizar.

Os 26 municípios capixabas que terão vacinas são: Águia Branca, Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Apiacá, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Laranja da Terra, Mantenópolis, Montanha, Mucurici, Pancas, Pedro Canário, Ponto Belo, São Gabriel da Palha, Venda Nova do Imigrante e São Roque do Canaã.

Pontos moeda