Geral

Verão em Anchieta tem opções de cultura e lazer para os turistas. Conheça!

O município oferece opções de badalação e para curtir com a família e amigos. De passeios de barcos, passando pelas praias até a visita a casarões e pontos turísticos

Além dos pontos turísticos, as praias de Anchieta, como a de Ubú, é um dos destinos dos visitantes nesta época do ano Foto: ​Divulgação/Prefeitura

O município de Anchieta é rico em atrativos turísticos e culturais. Além de 23 praias, a cidade é composta por um rico patrimônio histórico e cultural. Da badalação das praias até o bucolismo das comunidades rurais, o município oferece passeios em parques pluviais, cachoeiras, casarões, além do Santuário de São José de Anchieta, onde também fica a secular igreja de Nossa Senhora da Assunção e o Museu de São José de Anchieta.

Anchieta possui aproximadamente 30 quilômetros de extensão litorânea, de configuração variada e recortado por enseadas, cabos, falésias e manguezais, os quais enriquecem sua paisagem. No rio Benevente, principal manancial da região, é ideal para passeios, que começam pelo Porto da Colônia de Pesca, onde são oferecidas embarcações pesqueiras com fins turísticos, promovendo um atrativo inesquecível pelos manguezais. 

No interior, há passeios pelas rotas turísticas rurais, como: a do Imigrantes, em Alto Pongal e Alto Joeba, onde é possível conhecer vales e cachoeiras, degustar produtos regionais preparados pelas famílias locais, como: pães, bolos, biscoitos e licores. 

Na sede, além das praias, há também o Santuário Nacional de São José de Anchieta, os portos, parque fluviais, a Casa da Cultura, o Centro Cultural e o Casarão de Quarentena.

Pontos turísticos:

Rio Benevente: é ideal para passeios começando pelo Porto da Colônia de Pesca, onde são oferecidas embarcações pesqueiras com fins turísticos, promovendo um atrativo inesquecível pelos manguezais. A viagem dura cerca de duas horas e propicia ao visitante conhecer a fauna, a flora e a história da região. 

Manguezal: é um dos mais preservados do Estado, com vários barcos e guias realizam a viagem, observando as Ilhas de mangue e bandos de garças. O rio Salinas surge em meio à vegetação, com seu sitio arqueológico das ruínas antigas, um conjunto de 32 colunas, formando uma antiga salina. 

Parque Fluvial: é formado pela Estação Ecológica Municipal de Papagaios e pelo Manguezal, um dos mais belos e preservados do Espírito Santo. A diversidade da fauna como papagaios e garças também está incluído no passeio. O ponto alto fica por conta da revoada das garças migratórias ao entardecer. 

Cachoeiras: nas regiões rurais do município existem algumas localidades que possuem atrativos turísticos naturais, é o caso da localidade de Alto Joeba, com a Cachoeira da Luz, a Cachoeira do Cafundó e Cabeça Quebrada na divisa com Guarapari.

Monte Urubu: é um pico com 332m a leste do município, à margem esquerda dos rios Benevente e Salinas. O acesso ao monte pode ser feito através de carro, bicicletas ou a pé. É um local que permite aos ecoturistas e amantes da natureza um passeio através das caminhadas e trilhas. 

Atrativos culturais e de fé: Anchieta é uma cidade que possui muitos testemunhos de sua memória histórica, como a secular Igreja nossa Senhora da Assunção, edificada no século XVI, que possui anexo o museu nacional São José de Anchieta. Outros monumentos são a Casa da Cultura, as Ruínas do Rio Salinas, os Poços Jesuíticos, o Colégio Maria Mattos dentre outros.

Santuário Nacional São José de Anchieta: é composto por um conjunto arquitetônico – Igreja de Nossa Senhora da Assunção, Museu Nacional São José de Anchieta e Cela, construída no século XVI. No Museu podem ser vistos móveis antigos, peças arqueológicas, roupas e outros grandes objetos de valor religioso e histórico dos século XVI até os dias atuais. Na Cela de São José de Anchieta se encontra a relíquia de um de seus ossos. O museu é aberto para visitação diariamente, das 8h às 18h. 

Casa da Cultura: localizada na sede, constitui um dos patrimônios histórico-culturais de Anchieta, construído em 1927. Inicialmente era a sede da Prefeitura, a Câmara e o Fórum. A partir de 1989 deixou de ser a sede da Prefeitura e continuou sendo a Câmara Municipal até 1995.  Atualmente funciona apenas como Casa da Cultura. No andar térreo abriga um mini teatro, onde são realizadas várias exposições. 

Ruínas do rio Salinas: construção em alvenaria de pedra, argamassa com uma mistura heterogênea, em que se destacam as pequenas conchas de Anchieta. As ruínas se alçam do solo a partir de um sistema estrutural básico de colunas e paredes de vegetação. Voltadas para a ponte, as ruínas do rio Salinas emergem como um objeto na grande paisagem territorial que a envolvem. Composta de 32 colunas que, acredita-se também formava uma antiga salina clandestina.

Poço do Coimbra: outro testemunho da memória histórica do município, com aproximadamente 250 anos de existência, fonte natural do alto do morro, depois da igreja de Nossa Senhora da Penha, de onde vinha a água utilizada pelos moradores de Anchieta, antes de haver o abastecimento a domicilio com água da Companhia de Abastecimento de Água. 

Poço do Quitiba: localizado a poucos metros do centro, no lado sul da baía de Anchieta, em área particular, suas águas permanecem de boa qualidade.

Poço dos Castelhanos ou Anchieta: localizado na Ponta dos Castelhanos, está restaurado. Diz a lenda que o Beato Anchieta ao retornar de uma viagem com os índios, bateu com o seu cajado na pedra e fez jorrar água e esta possuía poderes de cura.

Casarios: em Anchieta, sobrevivem ainda casas e prédios seculares. O velho casarão que, com suas inúmeras janelas e diversos cômodos, foi sede da Fazenda São Martinho, onde se plantava café e serviu de alojamento para os colonos imigrantes, desembarcados em Benevente. 

Centro Cultural Anchieta: antigo Hotel Anchieta, guarda em sua memória parte da história do município. Construído por Dom Helvécio em 1940, posteriormente foi adquirido pela tradicional família Bezerra e foi o primeiro Hotel da região, tendo como finalidade hospedar as famílias das alunas internas que estudavam no Colégio Maria Mattos.

Pontos moeda