Geral

Crise na segurança faz estoque de sangue do Hemoes baixar

Cai a zero o número de voluntários que têm buscado a unidade do Hemoes em Maruípe, e na unidade anexa do Hospital Estadual Dório Silva, na Serra, com o clima de insegurança no Espírito Santo

A média era de cem coletas por dia, segundo Hemoes Foto: Folha Vitória

O Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) coletou apenas 20 bolsas de sangue esta semana. As doações foram feitas na última segunda-feira (06). Já na terça-feira (07) nenhuma doação foi realizada no Hemoes.

Para reverter a situação, o Hemocentro fará coleta externa de sangue na tarde desta quarta-feira (08), entre os funcionários da Petrobrás, em Vitória. Segundo a diretora do Hemoes Sibia Marcondes, a medida tem como objetivo garantir o mínimo de coleta de sangue .

Sibia informa que no sábado (04), a unidade de Maruípe e a do Hospital Dório Silva coletaram juntas 113 bolsas de sangue. O impacto no atendimento aos hospitais é grande com a redução do número de doações nos últimos dias, principalmente porque as unidades da Grande Vitória estavam enviando algumas bolsas de sangue para Colatina. No município, as coletas caíram porque grande parte da população está temporariamente impossibilitada de doar sangue porque foi vacinada contra febre amarela.

“Vínhamos com um bom número de coletas porque as pessoas estavam atendendo ao nosso apelo por causa da febre amarela. Nossa média de coleta é de 100 bolsas por dia, somando as duas unidades da Grande Vitória, e em dias de baixa coletamos pelo menos 60 bolsas, mas já não estamos coletando nada”, detalhou a diretora.

Pontos moeda