Geral

Policiais do BME são buscados de helicóptero e aguardam 12 horas para serem liberados em Vitória

Os policiais do BME foram chamados a se apresentar no prédio da Capitania dos Portos. Aqueles que estavam sem o fardamento foram levados de helicóptero até o batalhão para buscar

Policiais do BME reclamam das condições de espera Crédito: Leitor / Folha Vitória Foto: ​

Policiais do Batalhão de Missões Especiais foram retirados do local, no bairro Maruípe, em Vitória, de helicóptero e levados até a Capitania dos Portos, na Enseada do Suá, onde permaneceram até que toda tropa se reunisse no local. A situação aconteceu neste domingo (12) e, de acordo com relatos de policiais que participaram da operação, o tempo de espera foi de 12h.

Os policiais do BME foram chamados a se apresentar no prédio da Capitania dos Portos. Aqueles que estavam sem o fardamento foram levados de helicóptero até o batalhão da divisão para que buscassem seus equipamentos. Áudios e fotos da situação dos policiais foram amplamente divulgados em redes sociais e aplicativos de mensagens neste domingo (13).

Nos áudios, os policiais falam sobre pressão e "tortura psicológica" para que eles voltem ao trabalho e afirmam ser difícil voltar no estado em que se encontram. "Como vamos pegar um fuzil nessa situação e dar segurança à população?", questiona um militar.

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp), por sua vez, informou que os militares foram chamados à Capitania dos Portos e levados de helicóptero para pegarem fardas e materiais necessários para voltar ao trabalho. De acordo com a Sesp, o longo período de espera foi para que a tropa se formasse inteira para que fossem avisados de uma só vez sobre o chamado operacional desta segunda-feira (13). De acordo com a secretaria, de lá eles foram liberados. Foi informado ainda que o aviso não pode ser dado individualmente ou em grupos separados.

Segundo o órgão, um lanche foi oferecido para cada um dos policiais, contendo pão com queijo e presunto, biscoito, barra de cereal e suco. O chamado operacional desta segunda-feira foi realizado no 38º Batalhão de Infantaria, na Prainha, em Vila Velha.

Policiais do BME reclamam das condições de espera Crédito: Leitor / Folha Vitória Foto: ​
Pontos moeda