Geral

Casa Branca cogita usar força militar para conter ameaças da Coreia do Norte

Redação Folha Vitória

Washington - Uma revisão interna da Casa Branca sobre a estratégia dos Estados Unidos em relação à Coreia do norte inclui a possibilidade do uso de força militar para tentar conter as ameaças de armas nucleares por parte do país, disseram pessoas familiarizadas com o assunto.

Enquanto o presidente americano, Donald Trump, tomou medidas para tranquilizar aliados dos EUA de que não abandonará os acordos que sustentaram décadas de políticas do país na Ásia, sua promessa de que Pyongyang seria impedida de testar mísseis balísticos intercontinentais tem preparado alguns líderes para uma mudança na política dos EUA.

A revisão dos EUA vem na esteira de eventos recentes que têm colocado a estabilidade na Ásia sob tensão. No mês passado, a Coreia do norte lançou um míssil balístico no Mar do Japão e o meio-irmão do líder norte-coreano Kim Jong Un foi assassinado na Malásia.

Funcionários da China e da Coreia do Norte estão mantendo conversas em Pequim, sendo a primeira reunião com conhecimento público em quase um ano. Recentemente, a China restringiu as importações de carvão norte-coreano. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda