Geral

Colatina confirma terceira morte por febre amarela no município

Uma morte continua sendo investigada e há 14 casos confirmados da doença. O Estado recebeu, nesta terça-feira (07), mais 500 mil doses da vacina contra a febre amarela

A morte ocorreu no dia 23 de janeiro, mas o laudo confirmando a doença foi divulgado nesta terça-feira (07) Foto: Reprodução​

O município de Colatina confirmou, nesta terça-feira (07), a terceira morte por febre amarela no município. A vítima, identificada como Sebastião Vicente, morava no Córrego do Chapéu, no interior de Colatina, e morreu no dia 23 de janeiro com suspeita da doença.

O laudo confirmando a causa da morte foi divulgado nesta terça-feira (07) e  outros 14 casos da doença estão confirmados na área rural de Colatina. Uma morte continua sob investigação.

Vacinas

A Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) recebeu mais 500 mil doses da vacina contra febre amarela nesta terça-feira (07), totalizando 3,15 milhões de doses enviadas pelo Ministério da Saúde. O quantitativo já começou a ser enviado para as superintendências regionais de saúde, de onde as prefeituras deverão fazer a retirada.

As doses serão direcionadas para os 18 municípios, que estão vacinando de forma preventiva tanto quem vai viajar para área de risco como as pessoas que podem se imunizar, dentro dos critérios definidos pelo Ministério da Saúde. Essas cidades estão intensificando a vacinação contra febre amarela neste mês de março, mas a vacina estará disponível nas unidades básicas de saúde durante todo o ano para a população que estiver dentro do perfil com recomendação de vacinação.

Os 18 municípios são Pedro Canário, Conceição da Barra, Pinheiros, São Mateus, Boa Esperança, Jaguaré, Linhares, Aracruz, Serra, Vitória, Cariacica, Vila Velha, Guarapari, Anchieta, Piúma, Itapemirim, Presidente Kennedy e Marataízes.

Para os municípios de Vitória, Serra, Cariacica, Vila Velha e Guarapari, localizados na Região Metropolitana, as novas doses estarão disponíveis a partir da manhã desta quarta-feira (08). Já para os demais municípios, até quinta-feira (09) as vacinas estarão disponíveis para retirada. São eles: Anchieta, Itapemirim, Marataízes, Piúma e Presidente Kennedy, Aracruz, Linhares, Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Pedro Canário e São Mateus.

Pontos moeda