Geral

Coloração de água em tanque de tartarugas preocupa turista em Guriri

A analista ambiental do Instituo Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade explicou que a água é proveniente de um poço e possui sedimentos, mas isso não apresenta problemas

A imagem foi enviada por um leitor e mostra a água turva Foto: Reprodução / Facebook

A cor da água de um tanque de tartarugas deixou um turistas preocupado em Guriri, São Mateus. Fotos feitas por ele, no Projeto Tamar, mostram que a coloração era turva, o que rendeu dezenas de compartilhamentos na rede social que foram publicadas.

O Folha Vitória entrou em contato com o Projeto Tamar e a analista ambiental do Instituo Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Kelly Bonach, explicou que a água é proveniente de um poço e possui sedimentos, mas isso não apresenta problemas para a tartaruga. Ela contou ainda que o ideal era ter água do mar. No entanto, as bombas responsáveis por isso estão queimadas.

De acordo com o projeto, a água está com essa cor porque foi retirada de um poço Foto: Divulgação

"Já tem uns 17 ou 18 dias que estamos com as bombas queimadas. Conseguimos recursos com uma empresa particular para pagar o conserto, mas tudo é muito devagar. Até para achar essa empresa e solicitar o patrocínio leva um tempo e não tem como ficar sem água. Por conta disso, estamos colocando a água do poço. Só em um tanque são 18 mil litros de água. Imagina isso saindo de um poço? É claro que sai com sedimento. A água está turva por conta desses sedimentos, mas a gente troca a cada dois dias, e as tartarugas são alimentadas. Esse sedimento não implica em problemas de saúde para o animal", explicou.

A especialista ainda lamentou o ocorrido, principalmente porque a pessoa não teria procurado o projeto para buscar informações. "São aquelas coisas infundadas em que as pessoas falam sem informação. O que prejudicaria seria se as tartarugas não estivessem salinizadas, e nós estamos garantindo isso. Estamos com a bomba instalada, mas tem uma peça quebrada. Vamos tentar bombear mesmo assim", disse.

Pontos moeda