Geral

De paçoca à arroz e molhos: confira a lista de alimentos suspensos pela Anvisa desde janeiro

Do início do ano para cá, outros alimentos também já foram suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e os motivos são diversos

Após toda a repercussão do lote de paçoca interditado na última segunda-feira (20), a preocupação acerca da qualidade de outros alimentos ficou ainda maior. Nesse caso específico, a paçoca rolha da marca Dicel foi produzida em Goiânia e excedia o limite permitido de substâncias tóxicas produzidas por fungos que podem causar câncer.

No entanto, desde o início do ano, outros alimentos também já foram suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e os motivos vão desde a falta de registro na Agência até a presença de excrementos de roedores. O jornal online Folha Vitória fez uma pesquisa e traz uma lista dos principais produtos suspensos desde janeiro. Confira!

01) ARROZ

No início de janeiro, a Anvisa anunciou a proibição da distribuição e venda de um lote de arroz da marca Favorito. A determinação foi tomada após testes de laboratório apresentarem excrementos de roedores que indicam risco à saúde humana. 

02) CANELA EM PÓ

Em fevereiro, a Agência suspendeu três lotes de canela em pó de diferentes produtores. A Diretoria de Vigilância em Alimentos do Estado de Minas Gerais (DVA-MG) enviou um laudo de análise fiscal com a comprovação da presença de matérias estranhas, como fragmentos de pelos de roedor. 

03) DOCE DE MAMÃO

No mesmo período, também foi proibida a distribuição e comercialização do Doce de Mamão Ralado. Na análise, o produto apresentou uma quantidade de cobre acima do permitido, o que pode ser prejudicial para a saúde. 

04) NOZ DA ÍNDIA

Também no início de fevereiro, a Anvisa proibiu em todo o território nacional a fabricação, comercialização, distribuição e importação de Noz da Índia e Chapéu de Napoleão. A decisão foi tomada após a ocorrência de três casos de morte no Brasil. 

05) EXTRATO DE TOMATE

A distribuição e comercialização do extrato de tomate da marca QUERO também foi proibida em todo o território nacional. O motivo foi o laudo de uma análise fiscal que comprovou a presença de pelo de roedor, o que deu resultados insatisfatórios. Na ocasião, a empresa divulgou uma nota de esclarecimento afirmando que as providências para retirar o lote do mercado já estavam sendo tomadas. 

06) PAPINHA DE BEBÊ

Os lotes das Papinhas de Frutas, Papinhas, Comidinhas, Caldo Base e Leite Vegetal da marca Tangerinepetit foram proibidos em todo o País. Os produtos são para crianças, por isso é preciso ser registrado na Agência. 

07) COGUMELO

Após uma análise fiscal, a Anvisa também determinou a retirada de lotes do Cogumelo Fatiado da marca Olivenza em todo o território nacional. O produto apresentou teor de dióxido de enxofre acima do permitido, além de não constar na lista de ingredientes. 

Pontos moeda