Geral

Veja o que é preciso para instalar um parklet em Vitória

Equipamento é autorizado e regulamentado pela prefeitura da Capital. O secretário de gestão estratégica, Fabrício Gandini, considera os parklets tendência em todo mundo

Parklet instalado em Vitória Foto: Divulgação

As pequenas áreas de convivência construídas sobre vagas de estacionamento em via pública conhecidas como Parklets têm ganhado espaço em Vitória. Empresários e pessoas físicas da Capital podem solicitar a instalação do equipamento urbanístico autorizado pela lei 8.934/2016 e regulamentado pelo decreto 16.824/ 2016.

Pela lei, os parklets devem ter até 1,2m de altura e podem ser instalados em faixas de estacionamento de ruas com velocidade máxima de 40km/h. Para a segurança dos usuários, os espaços não podem ser instalados em vias com faixa exclusiva de ônibus, ciclovias ou ciclofaixas; não podem ficar a menos de 15m das esquinas nem obstruir pontos de ônibus e de táxi, travessia de pedestres, guias rebaixadas, hidrantes ou rampas para pessoas com deficiência.

Para as ruas com estacionamento rotativo, não há cobrança para o parklet. Os responsáveis precisam permitir o acesso aos espaços, mantê-los em boas condições e bem sinalizados. Com todos esses critérios e a criatividade dos empreendedores, os parklets tornam-se importantes equipamentos para a requalificação de espaços públicos e ampliam as opções de lazer e de convivência na rua pelas famílias. A autorização da prefeitura é válida por até seis anos.

"Os parklets são uma tendência no mundo inteiro e nas metrópoles brasileiras. Em Vitória, esse equipamento já está regulamentado", disse o secretário municipal de Gestão Estratégica, Fabrício Gandini.

Pontos moeda