Geral

Venda Nova do Imigrante registra primeira morte por suspeita de febre amarela

A vítima tinha contraindicações à vacina e, por isso, não tomou o imunizante. Os casos de pessoas que não podem ser vacinadas são determinados pelo Ministério da Saúde

Um morador de Venda Nova do Imigrante, de 68 anos, morreu no fim de semana e a suspeita é de febre amarela Foto: ​Reprodução

O município de Venda Nova do Imigrante confirmou a primeira morte por suspeita de febre amarela. O homem que morreu com suspeita da doença tinha 68 anos e morava na comunidade de Vargem Grande, zona rural do município. Ele tinha contraindicações à vacina e foi orientado a usar repelentes. 

A vítima não foi vacinada por alegar problemas crônicos, situação em que a imunização não pode ser feita. Os casos de pessoas que não podem ser vacinadas são determinados pelo Ministério da Saúde e o município é obrigado a seguir essa determinação.

A Secretaria de Saúde do município vai rever todos os casos de pessoas que não podem ser vacinadas para tentar imunizar 100% da população. Os moradores estão sendo convocados a procurar suas unidades de saúde.

O caso foi o primeiro em mais de dois meses de mobilização contra a doença em Venda Nova. Atualmente, 92% da população já está imunizada. Amostras já foram enviadas para análise e o resultado confirmando ou afastando a hipótese de febre amarela deve ser divulgado em até 30 dias.

O foco agora, segundo o secretário de Saúde, Tadeu Sossai, é analisar os casos com contraindicação para verificar se é possível vacinar. “Reforçamos à comunidade que tome a vacina quem ainda não tomou. Quem julga não poder receber a imunização, deve procurar sua unidade de saúde, onda há um médico habilitado para liberar ou não a aplicação da dose”, explica.

Todos os casos da doença registrados, tanto em macacos como este suspeito em um ser humano, são referentes à febre amarela silvestre. A doença não chegou ao centro urbano do município e a Secretaria trabalha para evitar que isso aconteça. Uma das medidas de prevenção é o carro fumacê, que já dispersa inseticida para combater vários tipos de mosquitos, dentre eles o Aedes Aegypti, transmissor da febre amarela na área urbana.

Pontos moeda