Geral

Vila Velha anuncia sistema de compartilhamento de bicicleta a partir de setembro

Inicialmente, as estações de compartilhamento serão instaladas em locais onde já exista uma estrutura cicloviária, como na orla, centro da cidade e na Glória.

No início do funcionamento, sistema terá ao menos 10 estações de compartilhamento. (Foto: Divulgação/Prefeitura)

A Prefeitura de Vila Velha pretende lançar ainda no segundo semestre deste ano o seu programa de compartilhamento de bicicletas, o “Bike Vila Velha”.

O projeto de lei, sancionado pelo prefeito Max Filho na última quarta-feira (22), deve ser similar ao existente na capital, com os usuários podendo utilizar as bicicletas por um período determinado grátis depois que fizerem o cadastro no programa. Após o período inicial, o sistema começa a ser tarifado.

O processo da permissão pública já está bem adiantado, com a elaboração do termo de referência e a regulamentação do serviço. Segundo Giancarlo Marchezi, técnico em mobilidade da prefeitura de Vila Velha, a expectativa é que a operação comece, de fato, em cinco meses.

“A previsão é que a partir de agosto ou setembro o sistema já possa ser utilizado pelo usuário”, revelou Marchezi. 

Inicialmente, as estações serão instaladas em locais onde já exista uma estrutura cicloviária, como na orla, centro da cidade e na Glória. A previsão é que no início pelo menos 10 estações de compartilhamento estejam em funcionamento. 

O anel cicloviário de Vila Velha interliga a orla ao centro da cidade, com contornos nas avenidas Darly Santos e Carlos Lindenberg, além de ramais nos bairros em pouco mais de 46 quilômetros de extensão.

Pontos moeda