Geral

Campanha de vacinação contra a gripe é iniciada em Viana

A meta é vacinar 90% do grupo prioritário, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. Para tomar a dose, é preciso procurar a Unidade de Saúde mais próxima e levar o cartão de vacinação

A campanha começou na última segunda-feira (17) Foto: Divulgação

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza teve início na última segunda-feira (17). Todas as Unidades de Saúde do município de Viana já estão vacinando contra a gripe. A meta é vacinar 90% do grupo prioritário, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. Para tomar a dose, é preciso procurar a Unidade de Saúde mais próxima e levar o cartão de vacinação. A campanha segue até o dia 26 de maio.

Dentro dos grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde, estão crianças na faixa etária de seis meses até menores de cinco anos; trabalhadores de saúde; pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais; indígenas; pessoas com 60 anos de idade ou mais; professores; população privada de liberdade; adolescentes e jovens sob medida socioeducativa; funcionários do sistema prisional; gestantes e puérperas, que são aquelas com até 45 dias após o parto.

A partir de agora, os professores também passam a integrar o grupo prioritário de vacinação contra influenza. Serão vacinados aqueles que atuam em sala de aula, sendo nas escolas públicas e particulares dos ensinos infantil (incluindo os berçaristas), fundamental, médio e superior. Não estão incluídos no grupo os professores aposentados ou licenciados, nem outros profissionais da comunidade escolar.

A vacina representa proteção, sendo uma das medidas mais efetivas para prevenção da forma grave de gripe e das complicações que podem surgir pela doença. A Secretaria de Saúde de Viana também orienta que é importante levar o cartão de vacinação, pois é nele que ficará registrado todo o histórico de imunização.

Pontos moeda