Geral

Multidão percorre 14 quilômetros entre Vitória e Vila Velha durante a Romaria dos Homens

Fiéis saíram da porta da Catedral de Metropolitana, na capital, até o Parque da Prainha, em Vila Velha, onde foi celebrada a missa de encerramento da romaria

Milhares de fiéis participaram da Romaria dos Homens, na noite deste sábado Foto: Arquidiocese de Vitória

Ruas de Vitória e Vila Velha transformaram-se num mar de gente, na noite deste sábado (22), durante a Romaria dos Homens, o maior evento envolvendo a Festa da Penha. Passando pela Segunda Ponte e pelas avenidas Carlos Lindenberg, Jerônimo Monteiro, Champagnat, Rua Antonio Ataíde, entre outras, milhares de pessoas percorreram cerca de 14 quilômetros, desde a Catedral de Metropolitana, na capital, até o Parque da Prainha, em Vila Velha, onde foi celebrada a missa de encerramento da romaria.

O envio da romaria foi realizado pelo bispo auxiliar de Vitória, Dom Rubens Sevilha. Nesse momento, uma multidão iluminou a porta da Catedral Metropolitana com as cores azul e rosa, lembrando o manto da padroeira do Espírito Santo.

Fiéis saíram da Catedral Metropolitana Foto: Arquidiocese de Vitória

A oração de envio foi antecedida por uma homenagem dos membros da Corrente da Penha ao senhor Valdir, falecido no ano passado e que serviu à Festa da Penha durante 60 anos. Dom Sevilha chamou a atenção dos romeiros para a caminhada da vida e o sentido de se caminhar com Maria. O bispo pediu a proteção de Nossa Senhora da Penha para os romeiros e suas famílias e, em seguida, abençoou a todos.

Na chegada à Prainha, Dom Luiz Mancilha Vilela, arcebispo de Vitória, Dom Rubens Sevilha, alguns padres, diáconos e seminaristas, além de uma multidão de fiéis, receberam a imagem de Nossa Senhora, cantando Virgem da Penha. A Praça da Prainha foi iluminada com lanternas de celular, dando um brilho especial à chegada.

Logo no início da celebração, o arcebispo pediu silêncio e oração e a multidão silenciou. Na homilia, Dom Sevilha lembrou que Jesus, ao encontrar-se com os discípulos, após a ressurreição, deseja-lhes paz e que, assim na nossa vida, quando o coração fica apertado, Nossa Senhora nos lembra que Jesus diz: Paz! Depois convidou a todos para pedir paz para nosso Estado e nossas famílias e contou uma história para concluir que, para construir a paz, é preciso ter paciência.

Cansados da caminhada de 14 km, percorridos entre a Catedral Metropolitana até à Prainha, os romeiros acompanharam Dom Luiz no final da missa e gritaram: Viva Nossa Senhora da Penha! Viva Nosso Senhor Jesus Cristo!

Confira mais fotos da Romaria dos Homens:

Foto: Arquidiocese de Vitória
Foto: Arquidiocese de Vitória
Foto: Arquidiocese de Vitória
Foto: Arquidiocese de Vitória
Foto: Arquidiocese de Vitória
Foto: Arquidiocese de Vitória
Foto: Arquidiocese de Vitória

Festa da Penha

Dando sequência à programação da Festa da Penha, neste domingo (23) os participantes da Romaria dos Motociclistas recebem a benção às 10 horas no Parque da Prainha. Às 16 horas, é a vez das Mulheres caminharem em romaria para homenagear Nossa Senhora da Penha. Elas sairão do Santuário de Vila Velha e a Missa será celebrada no Parque da Prainha, às 17 horas.

Encerrando o ciclo de romarias, na segunda-feira (24), dia principal da festa, os ciclistas saem da praça de Cobilândia, em Vila Velha, às 8 horas, e seguem até o Parque da Prainha, onde também receberão uma benção especial. Neste mesmo local, às 16 horas, uma missa será celebrada para marcar o encerramento da Festa da Penha 2017.

A Festa da Penha é a maior festa religiosa do Espírito Santo e a terceira maior do Brasil. Ela é também uma das mais importantes para o movimento turístico capixaba.

Confira a programação dos próximos dia da Festa da Penha:

23 de abril (domingo)
Missa da Diocese de Colatina no Campinho às 8h.
Bênção da Romaria dos Motociclistas na Prainha às 10h.
Romaria das Mulheres com saída do Santuário de Vila Velha às 16h.
Missa da Romaria das Mulheres na Prainha às 17h.
Apresentação do Coral da ArcelorMittal na Prainha às 19h.

24 de abril (segunda-feira)
Missa da CRB e Seminário no Campinho às 7h.
Romaria dos Ciclistas com saída às 8h de Cobilândia.
Apresentação das Bandas de Congo no Campinho às 9h
Missa das pastorais sociais no Campinho às 10h.
Missa de encerramento na Prainha às 16h.

Horários das missas na capela do convento
Dia 23 de abril: 5h, 7h, 11h e 14h
Dia 24 de abril: 0h, 2h, 6h, 9h e 12h

No intervalo das missas haverá Bênção aos peregrinos.

Exposição: “Fé no Espírito Santo: 10 anos de Procissão Fotográfica” – Sala de exposições do Convento.

Pontos moeda