Geral

Qualidade do Rio Cricaré compromete abastecimento e distribuição de água em São Mateus

A recomendação do Ministério da Saúde é que o nível de cloreto na água para a distribuição à população seja de no máximo 250 PPM (partes por milhão) de sal por micrograma de água

O aumento do nível de cloreto no Rio Cricaré está comprometendo o abastecimento e a distribuição de água no município de São Mateus, região Norte do Estado. A informação vem da prefeitura local, por meio do Serviço Autônomo de Água do Município (SAAE).

A informação vem da prefeitura local, por meio do Serviço Autônomo de Água do Município Foto: Divulgação/Prefeitura

A recomendação do Ministério da Saúde é que o nível de cloreto na água para a distribuição à população seja de no máximo 250 PPM (partes por milhão) de sal por micrograma de água. Com o avanço da cunha salina, nos momentos de maré alta esse índice tem ultrapassado o limite ideal para o fornecimento de água.

Diante disso, esses níveis comprometem a capacidade de tratamento da água pela estação do SAAE, impondo o desligamento das bombas e o consequente desabastecimento do sistema. Em virtude desse problema, tem sido necessário desligar a bomba de captação de água duas vezes ao dia para controlar um pouco a situação. Isso ocorre toda vez que se atinge o valor máximo permitido.

Dessa forma, o SAAE informa que o abastecimento à população tem sido feito em horários específicos, durante o dia entre às 10h e 17h, e à noite de 22h às 05h. A água distribuída está dentro dos padrões de consumo e pode ser utilizada normalmente pela população, mas é preciso economizar água para evitar que a situação se agrave.

Para minimizar o impacto do racionamento, carros pipas estão abastecendo Unidades de Saúde, escolas e creches, entre outras entidades. Para solicitar o atendimento, o SAAE disponibilizou o telefone para contato: 3313-1444.

A Prefeitura informou que está trabalhando em busca de uma solução definitiva e já estão sendo adotadas ações junto aos Governos Estadual e Federal. Inclusive, a crise hídrica que São Mateus vem enfrentando, foi reconhecida como situação de emergência pelo Ministério da Integração Nacional, através de medida publicada no Diário Oficial da União pela Secretaria Nacional de Proteção de Defesa Civil na última quinta-feira (20).

Pontos moeda