Geral

Vacinação para adolescentes contra o HPV e meningite são abertas em Linhares

As vacinas estão disponíveis em mais de 30 unidades de saúde da sede e interior do município, de segunda a sexta-feira, para meninos entre 12 e 13 anos

A vacinação contra HPV será apenas para meninos  Foto: ​Reprodução

Os adolescentes de 12 e 13 anos, meninos, já podem buscar as unidades de saúde de Linhares para se vacinarem contra o vírus HPV. De acordo com a prefeitura do município, isso faz parte do calendário nacional de vacinação 2017. Outra ação é a inclusão da vacina de meningite para adolescentes de ambos os sexos, também de 12 e 13 anos. As doses estão disponíveis nas 33 unidades de saúde de Linhares, entre a sede e o interior. A prefeitura destacou que é importante levar o Cartão de Vacinação. 

O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de seis meses. Até dezembro de 2016, a imunização contra o HPV só estava disponível para meninas de 9 a 14 anos, mas o Ministério da Saúde ampliou neste ano o público a ser vacinado. "É importante lembrar também da vacinação contra a meningite, que contempla meninos e meninas nesta faixa etária, realizada em todas as nossas 33 unidades de saúde", reforçou a Superintendente da Vigilância em Saúde da Prefeitura, Dóris Corona. 

A inclusão dos meninos de 12 e 13 anos no esquema de vacinação, segundo a prefeitura, é importante porque contribui para a redução da circulação do vírus na população e, assim, protege as mulheres do câncer de colo do útero e vulva, ao mesmo tempo que beneficia os adolescentes contra o contra o câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus.

A prefeitura destacou ainda que gradualmente, até 2020, a faixa etária contemplada com a vacina será ampliada para atingir meninos entre 9 e 13 anos de idade. Da mesma forma, a vacina meningocócica será ampliada para a faixa de 9 a 13 anos. A vacina contra o HPV pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, sem interferência na resposta de anticorpos a qualquer uma das vacinas aplicadas.

Pontos moeda