Geral

Sábado é o dia D para vacinação contra gripe em Anchieta. Veja as unidades de atendimento!

Além das pessoas com mais de 60 anos, serão vacinadas as crianças entre 6 meses e 5 anos, gestantes, mulheres com 45 após o parto e outros. Saiba mais!

Foto: Divulgação

A Campanha de Vacinação contra a Influenza vai até o dia 26 de maio, mas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Anchieta estarão de plantão vacinando neste sábado (13), eleito o dia D contra gripe. O horário de imunização será das 8h às 16h. Nesse dia, todas as ESFs do município estarão imunizando.

Já nos demais dias da campanha, as ESFs estarão vacinando no horário de expediente, de segunda a sexta, das 7h às 16h. É necessário levar cartão de vacina.

Nesta campanha, além das pessoas com mais de 60 anos, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade - sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Também serão incluídos para a imunização, neste ano, os professores em exercício das escolas públicas e privadas.

Conforme a enfermeira e coordenadora municipal da Vigilância em Saúde, Josiane Santos, a Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. “A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da gripe grave e de suas complicações”, alerta.

Conforme informações do Ministério da Saúde, diversos estudos publicados comprovaram que a vacinação da gestante propicia benefícios à mãe e ao recém-nascido, reduzindo substancialmente a morbidade e risco de hospitalização nos primeiros seis meses de vida de bebês, cujas mães foram vacinadas durante a gestação.

A enfermeira comunica que haverá vacina para todas as pessoas elencadas como público alvo da campanha e não há necessidade de correria às unidades de saúde.

Público alvo da campanha 2017:

- Pessoas com mais de 60 anos;
- Crianças na faixa etária de 06 meses a menores de 05 anos de idade,
- Gestantes,
- Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto),
- Trabalhadores da saúde,
- Povos indígenas,
- Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais,
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade - sob medidas socioeducativas,
- População privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
- Professores em exercício das escolas públicas e privadas (que atuam em sala de aula).

Unidades de Saúde onde haverá vacinação:

- Sede:
ESF I - Rua Marechal Floriano Peixoto – Alvorada - 28 3536-1002.
ESF II – Rua Theonila Antunes Nogueira, Portal de Anchieta - 28 3536-2917.
ESF III – Estrada Anchieta-Jabaquara, Nova Esperança - 28 3536-2686

- Litoral
ESF Iriri - 28 3534-1256
ESF Ubu - 28 3536-5411
ESF Mãe-Bá - 28 3536-5266

- Interior
ESF Jabaquara - 28 3536-7036
ESF Alto Pongal - 28 3536-6195
ESF Recanto do Sol - 28 3536-5194
ESF Baixo Pongal

Pontos moeda