Geral

Ainda não conseguiu doar sangue? Hemoes fará coleta neste sábado em Vitória e Vila Velha

Vitória e Vila Velha terão pontos para receber doação de sangue neste final de semana. Na Serra e no interior, o atendimento será retomado na segunda-feira nas unidade do Hemoes

O Hemocentro do Espírito Santo está dando prioridade, neste momento, aos tipos sanguíneos com fator RH negativo Foto: Folha Vitória

A comoção com o acidente envolvendo um ônibus de passageiros e uma carreta na BR-101 Sul, em Guarapari, mobilizou os capixabas para doar sangue em solidariedade às vítimas. Por conta da grande movimentação, o Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) vai disponibilizar pontos de coleta neste sábado na Grande Vitória.

O Hemocentro Estadual  vai funcionar das 7 às 19 horas. No local, haverá reforço da unidade móvel de coleta para dar suporte ao atendimento. Já em Vila Velha, outro ônibus do Hemoes estará recendo doações das 8 às 13 horas, em frente a Igreja Batista do bairro Soteco.  

Já as unidades localizadas na Serra e no interior do estado (Linhares, Colatina e São Mateus) voltam a funcionar na segunda-feira (26).
Somente nesta quinta-feira, quando ocorreu o acidente, o Hemocentro do Estado realizou 750 atendimentos e coletou 190 bolsas de sangue. 

Prioridade para o fator RH negativo

O Hemoes está dando prioridade para os tipos sanguíneos de fator RH negativo. Mais raros de serem encontrados na população, eles são, ao mesmo tempo mais fáceis de serem usados, pois podem ser transfundidos em pessoas tanto RH negativo quanto RH positivo. Por isso, a direção do Hemoes pede que, neste momento, procurem as unidades do hemocentro estadual quem tiver sangue A, B, AB ou O negativo.

Quem pode doar

Antes de efetivamente doar sangue, os voluntários passam por uma triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se estão aptos a realizar a doação. Quem tem entre 16 e 69 anos pode se candidatar como voluntário. Para os mais velhos, uma ressalva: só pode doar quem tiver feito a primeira doação até os 60 anos. Já os menores de 18 anos precisam de autorização de um responsável legal. O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará pela triagem. Caso tenha almoçado, deve aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

Neste sábado

Vitória - Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) - Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. , das 7h às 19h. Tel. 3636-7900/7920/7921- 

Vila Velha - Unidade móvel do Hemoes  em frente à Igreja Batista de Soteco, em Vila Velha, das 8 às 13 horas. 

Pontos moeda