Geral

Hospital esclarece atendimento prioritário a esposa de deputado Amaro Neto

De acordo com a instituição de saúde, o atendimento ocorreu de acordo com sistema de classificação de risco, que determinou atendimento "Muito Urgente" à paciente

Paciente tira foto de Amaro Neto em hospital durante atendimento à esposa do deputado Foto: Reprodução Facebook

Circula nas redes sociais uma publicação em tom de "desabafo" após uma paciente entender que o deputado estadual Amaro Neto teria sido privilegiado no atendimento no Vila Velha Hospital, na noite desta segunda-feira (20), para atendimento de sua esposa.

O hospital esclareceu, no entanto, que o atendimento foi realizado em caráter de emergência de acordo com classificação de risco adotada pela instituição particular de saúde.

"A paciente chegou ao Pronto Socorro com cefaleia aguda e vômitos e foi classificada como paciente com necessidade de atendimento o mais prontamente possível. Conforme o Protocolo, paciente laranja ou muito urgente. Toda informação consta no prontuário médico.  O hospital esclarece ainda que  os demais   pacientes que aguardavam atendimento estavam classificados como pouco urgente", informou a instituição.

Amaro, por sua vez, informou que precisou deixar uma reunião pela urgência no suporte à esposa. "Ela me mandou uma mensagem dizendo que passava muito mal. Estava numa reunião. Ela estava com muita dor de cabeça, sensibilidade a luz, tonturas. Pedi meia hora. Ela estava muito mal realmente. Liguei para minha mãe ficar com as crianças. Uma amiga dela, que é, médica sugeriu o hospital que fomos pela possibilidade de uma tomografia, dada a dor de cabeça", detalhou.

O deputado acredita que a autora da publicação se sentiu revoltada e o fato de ser uma figura pública contribuiu para o que classificou como "celeuma". "Minha esposa estava passando mal e isso foi observado na classificação de risco, que tem critérios mundiais. A situação acaba se tornando a fala dela contra a minha e a do hospital. É um hospital particular, pago plano de saúde, não sou melhor que ninguém", completou.

Protocolo de Manchester

A classificação de risco adotada pelo hospital particular no qual a esposa do deputado Amaro Neto foi atendida é conhecida como Protocolo de Manchester. A instituição de saúde determinou, por meio de nota, que "toda a conduta adotada está rigorosamente dentro do Protocolo e todos os demais  pacientes que se encontravam ontem no PS da instituição foram atendidos conforme o padrão de excelência do hospital".

Segundo o Grupo Brasileiro de Classificação de Risco (GBCR), "diariamente, um grande número de pacientes procura os serviços de urgência. Atender o paciente por ordem de chegada resultará em um tempo de espera prolongado principalmente para os pacientes graves. Para a garantia da segurança e qualidade do paciente, o GBCR realiza a implantação do Sistema Manchester de Classificação de Risco, que visa determinar a prioridade clinica do cliente, garantindo que o primeiro atendimento médico ocorra no tempo adequado".

O sistema se divide em cinco cores que sinalizam a prioridade no atendimento. Os pacientes são identificados geralmente por uma pulseira com a cor indicada. O vermelho simboliza "Emergência" e determina atendimento imediato. O laranja (identificação da esposa de Amaro Neto na situação) indica "Muito Urgente", com atendimento em até 10 minutos. Seguem-se então amarelo para "Urgente", com atendimento em 60 minutos, verde para "Pouco Urgente", com atendimento em até 120 minutos e azul para "Não Urgente", quando a espera pode se estender em até 240 minutos.

Pontos moeda