Geral

Fotos mostram paisagem coberta de gelo no alto do Pico da Bandeira

Imagens foram registradas na madrugada desta terça, pelo guia turístico Sairo Guedes. Segundo ele, no momento em que as fotos foram feitas o termômetro registrava -14ºC

Paisagem no alto do Pico da Bandeira amanheceu coberta de gelo nesta terça-feira Foto: Sairo Guedes

A paisagem no alto do Pico da Bandeira, no Parque Nacional do Caparaó, na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais, amanheceu coberta de gelo nesta terça-feira (04). O guia turístico Sairo Guedes registrou fotos do local, no final da madrugada, e as postou em uma rede social. Segundo ele, no momento em que as imagens foram feitas, a temperatura era de 14 graus negativos.

Veja a galeria de fotos!

Ainda de acordo com Guedes, as fotos foram tiradas por volta das 5h30, no momento em que ele guiava um grupo do Rio de Janeiro, durante uma travessia de Minas Gerais para o Espírito Santo. O guia conta que um dos integrantes do grupo estava com um termômetro e registrou a temperatura.

"Não conseguimos ficar muito tempo no local, porque o chão estava muito escorregadio. Inclusive uma pessoa escorregou e se machucou. Portanto, como havia muito gelo na descida para o Espírito Santo, optamos por não continuar a travessia e fica em Minas Gerais mesmo, até para não colocar em risco a integridade das pessoas", contou.

Guedes disse ainda que trabalha como guia turístico na região há 17 anos e, nesse período, nunca havia visto uma situação como aquela. "Em 2005 também teve gelo no alto do Pico da Bandeira, mas não com a intensidade que vi hoje de manhã", contou.

Fotos foram tiradas no final da madrugada desta terça-feira Foto: Sairo Guedes

O Climatempo informou que não foi possível medir a temperatura no alto do Pico da Bandeira, pois não há estação meteorológica no local. No entanto, ressaltou que, pelos fenômenos fotografados, certamente a temperatura atingiu vários graus abaixo de zero. 

Ainda de acordo com o Climatempo, o frio foi muito intenso na região do Pico da Bandeira, na madrugada e início da manhã desta terça-feira, fazendo com que grandes pedras de gelo se formassem e também o sincelo, um belíssimo fenômeno que só é registrado em locais com temperatura abaixo de zero e muita umidade, para que haja também a formação do nevoeiro. 

O Climatempo explica que o sincelo se forma a partir do congelamento das gotículas de nevoeiro em suspensão e que vão se depositando sobre superfícies. O gelo que se deposita sobre a vegetação forma camadas que até parecem ser neve. Mas a neve é precipitação que cai das nuvens e o sincelo não se forma nas nuvens.

Pontos moeda