Geral

Iraque lança ofensiva para retomar cidade de Tal Afar do Estado Islâmico

Redação Folha Vitória

- Bagdá, 20 (AE) - As forças de segurança do Iraque lançaram uma ofensiva no domingo para retomar Tal Afar, uma das últimas grandes cidades do país sob controle do Estado Islâmico. A informação sobre a operação foi dada pelo próprio primeiro-ministro do país, Haider al-Abadi. Combatentes do grupo extremista "não tem opção a não ser se render ou ser morto", disse Abadi em discurso televisionado.

A campanha ocorre após as forças iraquianas, com o apoio dos Estados Unidos, recapturarem em julho Mossul, último grande bastião urbano do Estado Islâmico no Iraque. Essa vitória foi um ponto de inflexão simbólico na batalha para retirar os extremistas do Iraque e da Síria.

Tal Afar, 120 quilômetros a oeste de Mossul, tem valor simbólico e também estratégico para os extremistas, que usam a cidade como parada entre Mossul e Raqqa, capital na prática do grupo na Síria. Uma série de lideranças do grupo é de Tal Afar e milhares de combatentes estrangeiros foram à cidade para treinar.

Não está claro quantos combatentes do Estado Islâmico estão em Tal Afar, mas autoridades iraquianas estimaram em junho que seriam entre 1 mil e 1.500.

Milícias xiitas apoiadas pelo Irã têm cercado Tal Afar há mais de sete meses, em uma tentativa de sufocar as linhas de suprimento entre o Iraque e a Síria. As milícias xiitas e os militares iraquianos obedecem as ordens do premiê. No ano passado, o Parlamento iraquiano incorporou as milícias xiitas ao aparato de segurança do Iraque, embora os principais líderes desses grupos tenham laços próximos com Teerã.

Tal Afar tinha uma população de cerca de 200 mil pessoas antes que o Estado Islâmico tomasse o poder e fica perto tanto da Síria como da Turquia. Os EUA e o governo turco temem que Teerã queira instalar milícias na cidade para garantir um corredor por terra para movimentar recursos entre o Iraque e a Síria, um aliado de longa data de Teerã, e para o Líbano, onde atua a milícia xiita do Hezbollah, também ligada ao Irã. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda