Polícia

Justiça determina transferência de 135 adolescentes da Unai para reduzir superlotação

A Justiça determinou que o Instituto de Atendimento Sócioeducativo do Espírito Santo (Iases) acabe com a superlotação na Unidade de Atendimento Inicial (Unai). A decisão foi tomada no final da manhã desta quarta-feira (9) pela juíza da Vara da Infância e da Juventude de Vitória, Viviane Brito Borille.

De acordo com o Sindicato dos Servidores do Iases, a Unai, que possui capacidade para 68 adolescentes, está superlotada com 203 internos. Eles afirmam que são mais de 16 menores aglomerados em alojamentos onde cabem apenas seis. 

Na decisão da juíza, o governo do Estado é obrigado a transferir 135 adolescentes no prazo de 72 horas para outras unidades do Espírito Santo. Ainda segundo a decisão, caso o Iases não cumpra o que foi determinado, os responsáveis podem responder pelo crime de desobediência. 

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores do Iases, Bruno Dalpiero, ele acredita que o Governo vai cumprir como determinado, já que esta é a terceira decisão em menos de um ano para que medidas fossem tomadas.

O Iases esclarece que ainda não foi notificado oficialmente da decisão, mas estuda alternativas de espaços para a transferência dos adolescentes. Informa, ainda, que já estão em andamento os projetos para construção de uma nova unidade no norte do Estado e duas novas moradias em uma unidade de Cariacica, visando ampliar o número de vagas para o atendimento ao adolescente em conflito com a Lei.
 

Pontos moeda