Polícia

Meninas marcam brigas pelas redes sociais na Grande Vitória

Vídeos de conflitos envolvendo meninas não faltam na internet. Esses tipos de brigas são marcadas muitas vezes pelas redes sociais. Segundo um levantamento da Delegacia do Adolescente em Conflito com e Lei, as brigas acontecem entre meninas de nove a 17 anos.

Mas existe uma diferença para o motivo da confusão. Dos nove aos 13 anos, as brigas são por motivos fúteis como fofocas e pequenos desentendimentos, já dos 13 aos 17 anos, as brigas são problemas relacionados a namorados. 

Em um vídeo divulgado na internet, duas jovens aparecem brigando dentro de uma escola no município da Serra. As imagens mostram as meninas puxando o cabelo uma da outra. Um rapaz ainda tentou separar, mas não conseguiu. Em outro vídeo, registrado em Nova Esperança, em Cariacica, outras duas meninas também estavam brigando. Entre tapas e socos, elas caíram no chão e nem mesmo a intervenção de um rapaz fez com elas parassem. Os tapas e puxões de cabelo só acabaram quando quatro pessoas entraram no meio para separar. 

Para o psicólogo especialista em comportamento, Adriano Pereira Jardim, isso acontece porque cada vez mais os pais estão ausentes em casa e os jovens ficam sem limites. “De alguma maneira nós podemos entender que essas meninas estão demonstrando um contexto social de enormes dificuldades de lidar com a aprendizagem de uma maneira construtiva, de lidar com as diferenças. A solução seria haver uma comunicação, uma preparação dentro de casa para que as pessoas possam discutir essas repercussões emocionais”, explica.

Para a polícia, jovens que se envolvem em confusões na rua estão cometendo um ato infracional. “Elas podem estar diante de crimes como ameaça, lesões corporais, e vão responder de acordo com a gravidade da conduta praticada”, afirma o delegado Alexandre Passamani.

A Secretaria de Estado da Educação informou que considerando o direito constitucional à educação, na Rede Estadual não há expulsão de estudantes que se envolvam em brigas. Conforme regimento escolar, são adotadas medidas socioeducativas.

Brigam na porta da escola
Duas jovens apaixonadas pelos mesmo rapaz acabaram se envolvendo em uma briga na última segunda-feira (07), em um colégio próximo a Pracinha do Cauê, em Vitória. Uma jovem que estuda em um colégio estadual, próximo ao Forte São João, também na capital, foi até a escola Professora Fernando Duarte Rabelo e esperou a outra menina sair da aula. Ao sair da escola, a jovem foi surpreendida e as duas começaram a brigar.

Pontos moeda