Polícia

ES na rota do tráfico internacional: agentes “sacoleiros” buscavam armas no Paraguai

A detenção de três suspeitos e a apreensão de 19 armas de origem tcheca, além de dois simulacros, revelam que o Espírito Santo estaria na rota do tráfico internacional de armas

Detidos, da esquerda para direita: Lindinalva dos Anjos Silva, José Carlos Moreira e Gil Fernando Garcia Foto: TV Vitória

Dezenove armas, fabricadas fora do Brasil, além de duas armas falsas, importados do Paraguai. O material foi apreendido em poder de dois agentes penitenciários e uma técnica de enfermagem, em Viana e Vila Velha, municípios da Grande Vitória.

De acordo com a polícia, Lindinalva dos Anjos Silva, de 27 anos, é noiva de José Carlos Moreira Alves, conhecido como “Dezoito” ou “Duda”, de 29 anos. O casal e o agente penitenciário, Gil Fernando de Oliveira Garcia, de 35 anos, foram presos.

Um verdadeiro arsenal de armas e munição foi apreendido na operação Foto: Divulgação/Polícia Civil

“As apreensões que foram realizadas antes de maio, principalmente de algumas armas de origem estrangeira, algumas delas de fabricação tcheca e com numero seriado muito próximo. Então em função disso, em reuniões de monitoramento do Estado Presente, nós fizemos investigações mais criteriosas e o trabalho está iniciando. Outras apreensões certamente virão”, afirma o secretário de Estado da Segurança Pública, André Garcia.

A detenção e apreensão revelam que o Espírito Santo estaria na rota do tráfico internacional de armas. As investigações apontam que os agentes penitenciários e a técnica de enfermagem se disfarçavam de sacoleiros para trazerem as armas do Paraguai.

As recentes apreensões de armas estrangeiras foram o que chamaram a atenção das autoridades de segurança pública do Estado. “Viajavam para o Paraguai para comprar todo tipo de perfume, bolsa... Embutido com isso, eles compravam armas e traziam para o nosso Estado. Eles iam de avião e voltavam de ônibus”, diz Garcia.

O secretário de Segurança Pública lamentou a participação dos agentes penitenciários no esquema. André Garcia ressaltou que eles podem até ser exonerados. “Eles foram de vista do ponto de vista penal por tráfico internacional de drogas, formação de organização criminosa, certamente serão processados administrativamente e vão responder perante o processo administrativo disciplinar”, completa o secretário.

Pontos moeda