Polícia

Exclusivo: Vídeo mostra momento do tiro que atingiu jovem dentro de baile funk em Vila Velha

As imagens mostram o momento exato em que o vendedor, de 23 anos, é baleado, no braço, por um policial civil. Além disso, o vídeo registrou agressões sofridas pelos rapazes

A equipe da TV Vitória teve acesso, com exclusividade, às imagens da ação policial que deixou um jovem baleado no dia 17 de outubro, em uma boate de Itaparica, em Vila Velha. As imagens mostram o momento em que os policiais entram na casa de shows. O vendedor de 23 anos e o irmão aparecem abraçados, voltando do banheiro, quando são surpreendidos pelos militares. Os dois jovens se soltam e levantam as mãos. Nesse momento, o vídeo mostra que o investigador aparece armado. Ele empurra um dos irmãos e logo se afasta. Segundos depois, um clarão aparece nas imagens, o que seria o momento do tiro. As cenas mostram o rapaz ferido, caído no chão, e logo após sendo socorrido pelo mesmo policial. O investigador ainda dá um chute no irmão do rapaz baleado.

O jovem, que ainda se recupera do tiro que levou, conta como se sentiu no dia da confusão. “Foi desesperador, eu pedindo ajuda para meu irmão e o outro policial continuo mandando a gente deitar no chão, enquanto o outro policial estava guardando a arma, na maior tranqüilidade. Depois que ele levantou comigo e pediu pra gente sair”, relata.
 
A missão dos delegados e investigadores seria revistar os frequentadores do baile funk. Uma ofensiva para prender suspeitos de crimes e apreender armas mantidas pelos funkeiros, em carros, do lado de fora da boate. A operação, montada com base em denúncias de que o local seria frequentado por criminosos, terminou com 25 pessoas presas, armas e nove carros apreendidos.
 
Para o vendedor e o irmão que estava com ele no ocorrido, as imagens contradizem a versão apresentada pelo policial que atirou. ““As imagens revelam que esse policial que me deu o tiro prestou um falso testemunho no inquérito. A única coisa verdadeira que ele disse foi que eu estava abaixado. Eu não discordo da ação deles. Se eles foram lá para procurar e prender bandidos, eu não discordo porque eu não devo nada. Só que nem todo mundo que estava lá era bandido”, disse o vendedor.

A equipe da TV Vitória também teve acesso exclusivo a uma cópia do depoimento prestado pelo investigador, no inquérito aberto para apurar o caso. Pelo documento, o policial relata que atirou para o chão e que o disparo que atingiu o vendedor foi acidental. O policial relata que disparou acidentalmente quando se defendia de um grupo de cinco pessoas, que o agarraram pelo braço na tentativa de roubar a sua arma. O documento ainda mostra que o investigador relatou que os dois irmãos não faziam parte desse grupo. 

De acordo com a Polícia Civil, o delegado e a Corregedoria da Polícia Civil entenderam que o disparo foi acidental. 

Rapaz vai processar o Estado

Logo após receber alta do hospital, o vendedor de 23 anos afirmou que pretende processar o Estado. “Eu não consigo trabalhar, estou sentindo muitas dores no braço. Meu irmão também não pode ir trabalhar porque tem que ficar comigo. Está complicado para a nossa família. Estou pensando em ir à Justiça para correr atrás dos meus direitos. Não discordo da ação da polícia em procurar bandidos, só que houve excesso da parte deles porque nem todo mundo que estava lá era bandido. Eles atiraram em pessoas inocentes”, disse.

Pontos moeda