Polícia

Bandidos não se intimidam e roubam bicicletas dentro de condomínios de Vitória

O bicicletário de um prédio em Jardim da Penha já está vazio, por causa da ação dos bandidos. Em dois meses, foram registrados sete assaltos no local, com oito bicicletas roubadas

Condomínio em Jardim da Penha tem sofrido com constantes invasões de bandidos Foto: TV Vitória

Moradores de condomínios de Jardim da Penha, em Vitória, estão assustados com a ação de bandidos na região. E um dos crimes que têm sido cometido frequentemente é o furto de bicicletas dentro dos condomínios. Mesmo com o investimento dos moradores em equipamentos de segurança, os criminosos não se intimidam e invadem os prédios com facilidade.

O bicicletário de um dos prédios do bairro já está vazio, por causa da ação dos bandidos. Em dois meses, foram registrados sete assaltos no local, com oito bicicletas roubadas. 

Dos moradores de 18 apartamentos, apenas três ainda têm bicicleta. E, para isso, é necessário prndê-las com corrente e cadeado. A síndica ressaltou que os moradores já fizeram de tudo para inibir as ações criminosas, mas não tem surtido muito efeito.

"Os moradores já estão cansados dos assaltos, não querem mais comprar bicicletas. O bicicletário está vazio. Todas as providências que que a gente poderia tomar com relação a segurança do prédio, nós tomamos: cerca, monitoramento, barreiras. Mas nada disso está inibindo eles", lamentou.

As câmeras de videomonitoramento do condomínio flagraram a ação do bandido, em duas situações diferentes. Ele pula pela lateral do prédio, entra na garagem, pega a bicicleta e força o portão para sair. Em outro dia, ele força o portão por baixo e entra. Tenta primeiro uma bicicleta e não consegue, possivelmente por ela estar presa. Depois, pega outra bicicleta e, novamente, abre o portão da garagem e sai.

"Na última vez ele não conseguiu roubar e saiu correndo. Mas ele não tem problema, entra com muita facilidade. E o assalto dele, pelo que registramos, dura em torno de três a quatro minutos. É muito rápido", contou a síndica.

Câmera de segurança flagra o momento em que o criminoso invade o condomínio e furta uma bicicleta Foto: Reprodução

E as reclamações de insegurança não param. O porteiro de um outro prédio da região fala que andar nas ruas é muito perigoso. 

"Assim que os policiais passam, parece que eles ficam marcando os policiais. Daí eles vêm e cometem o ato. Os moradores e as pessoas que passam aqui ficam com medo. Uma mulher disse agora mesmo que estava com medo porque tinham dois caras estranhos ali na outra rua. Falei com ela que tem que tomar muito cuidado porque aqui eles assaltam mesmo, principalmente na Rua do Canal", disse.

A síndica confirma a insegurança no local e diz que não tem mais visto policiais na região. "Na Rua do Canal a gente sempre via passar carro da polícia com frequência e também policiais a pé. Hoje é muito raro. A gente quase não vê", contou.

A Polícia Militar informou que a 4ª Companhia do 1º Batalhão realiza reuniões mensais com a população para discutir sobre o policiamento no local. Informou ainda que o bairro conta com patrulhamento feito por viaturas, bicicletas e, em horário estratégicos, o trabalho também é reforçado com os militares da Patrulha da Comunidade.

Pontos moeda