Polícia

Sem-teto entram em confronto com PM na zona leste de SP

Redação Folha Vitória

São Paulo - Um grupo de sem-teto, que ocupava havia mais de três meses uma lateral do Viaduto Bresser, na zona leste da capital paulista, bloqueia o acesso à via na manhã desta sexta-feira, 23, em protesto contra a reintegração de posse do espaço. A ação, determinada pela Subprefeitura da Mooca, é cumprida pela Tropa de Choque da Polícia Militar, que já disparou bombas de gás para dispersar manifestantes, que atearam fogo em sofás e colchões e atiraram pedras contra os policiais.

Cerca de 300 pessoas, segundo as lideranças locais, viviam em barracas de madeira e de lona montadas no acesso à Rua Pires do Rio, no cruzamento com a Radial Leste. De acordo com os sem-teto, um acordo informal entre os moradores e a Prefeitura foi descumprido nesta manhã. Eles afirmam que a Secretaria Municipal de Assistência Social havia liberado a permanência deles no local até o mês de março, quando um abrigo seria disponibilizado ao grupo.

Representantes da Subprefeitura da Mooca, que acompanham a reintegração, afirmam que a medida foi considerada necessária porque a favelinha foi montada ao lado de dutos de gás, o que colocava em risco a vida dos moradores. Integrante da Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de São Paulo, Padre Julio Lancellotti está no local para ajudar nas negociações.

Procurada, a Polícia Militar não forneceu mais informações sobre a operação. Por causa da reintegração, o trânsito está carregado na região do Brás.

Pontos moeda