Polícia

Vídeo mostra policial jogando spray de pimenta no rosto de rapaz na orla de Camburi

Indivíduo aparenta conversar com militares que imobilizavam outra pessoa, quando é feito o disparo. rapazes teriam provocado uma confusão dentro de ônibus

Vídeo mostra o momento em que um policial joga spray de pimenta no rosto de um rapaz que estava próximo a uma abordagem na orla de Camburi  Foto: Reprodução

Dois rapazes se envolveram em uma confusão, na noite desta quarta-feira (29), dentro de um ônibus que passava pela Avenida Dante Michelini, na Praia de Camburi, em Vitória. A polícia foi acionada e imobilizou um dos envolvidos. O outro estava próximo da abordagem e foi atingido por um spray de pimenta, disparado por um dos militares.

O caso aconteceu por volta das 22 horas, próximo ao Clube dos Oficiais. A ação foi registrada por uma câmera de celular e o vídeo foi enviado à TV Vitória/Record. Pelas imagens, um rapaz de camisa preta aparenta conversar com policiais que imobilizavam uma outra pessoa. Em determinado momento, um dos militares dispara um jato de spray de pimenta no rosto do rapaz de camisa preta.

Segundo o autor das imagens, os dois indivíduos teriam se desentendido com o motorista e o cobrador de um ônibus. O rapaz que foi imobilizado estaria mais alterado e por isso a polícia foi acionada.

O aspirante Sampaio, da Polícia Militar, explicou que ocorrência teve início com uma tentativa de roubo, feita pelos dois indivíduos, dentro do coletivo em que estavam. 

"Se tratou de uma tentativa de roubo no coletivo, onde o rapaz teria tentado pular a roleta, ao mesmo tempo em que tentava tirar dinheiro do caixa do trocador. O motorista ônibus veio a parar em frente a nossas viaturas, que estavam fazendo policiamento de ponto de bloqueio na Orla de Camburi, e pediu ajuda aos policiais", contou o policial.

De acordo com o militar, o spray foi utilizado para evitar uma confusão ainda maior. "Os policiais tentaram imobilizar o primeiro agressor. Ele desobedeceu à ordem de parada e teve um pequeno enfrentamento. Foi utilizado o spray de pimenta, que não está na gravação, uma primeira vez no rapaz que estava no chão, para diminuir seu potencial agressivo. O segundo rapaz que estava na ocorrência, que teria sido vitimado pelo segundo disparo de gás de pimenta, estava tentando inflamar, segundo relatos, tanto as pessoas que estavam dentro do ônibus quanto as que passavam pela calçada contra a atuação policial. Disso, foi utilizado esse meio menos lesivo para que não tivesse uma evolução daquela ocorrência", argumentou.

O policial reforçou ainda a importância do uso do spray de pimenta para minimizar grandes tumultos. "É importante frisar que o spray de pimenta é utilizado em praticamente todas as polícias do Brasil e do mundo e é um artefato muito importante para diminuir a lesividade da ação policial. Ele tenta inibir uma força maior e pode ser utilizado sim para trazer tranquilidade a uma primeira abordagem", destacou. 

Pontos moeda