Polícia

Criança de 10 anos é detida pela 33ª vez após assalto em Vila Velha

Menino estava com outro menor, de 15 anos, e um revólver calibre 38. Em um vídeo, ele disse que sonha se tornar matador caso chegue aos 15 anos

Menino foi apreendido mais de 30 vezes, mas sempre é devolvido à família, já que não pode ser punido Foto: Divulgação/PM

Apenas 10 anos de idade e mais de 30 passagens pela polícia. Essa é a realidade de um garoto, morador do bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha. Os crimes são sempre os mesmos: tráfico de drogas, roubo ou furto. 

Na manhã desta quarta-feira, o menino foi detido pela 33ª vez, após participar de um assalto na orla de Itaparica, no mesmo município. Ele estava com outro menor, de 15 anos, e um revólver calibre 38.

A criança chegou a ser levada para a Delegacia Regional do município, mas sempre é levada ao conselho tutelar e, em seguida, devolvida à família. Pela lei, o menor infrator só pode ser penalizado quando completa 12 anos. 

Em alguns casos, policiais relatam que levam o garoto diretamente para a família, sem passar pela delegacia e conselho tutelar. Por isso, o número de crimes cometidos pelo jovem é ainda maior do que o de passagens.

Segundo a conselheira tutelar Liduina Portela, faltam políticias no Brasil de educação e ressocialização. "Nós não temos políticas públicas eficazes e eficientes para o combate [à criminalidade]. As famílias estão dispersas e não têm o que fazer com essas crianças. Elas deveriam estar estudando, praticando um esporte, fazendo alguma coisa e não estão", lamentou.

Vídeo

Há cerca de um ano o jornalismo da TV Vitória/Record acompanha os tristes passos do menino. Em abril de 2014, a reportagem mostrou ele sendo recolhido por tráfico de drogas. Na ocasião, o garoto fugiu quando era encaminhado ao Conselho Tutelar.

Mas foi em junho do ano passado que o caso da criança chocou a todos por causa de um vídeo. Gravado por policiais, sem cerimônias, o menino diz que quer ser matador e assaltante de banco, caso chegue aos 15 anos. No mesmo vídeo, o menino diz que sua mãe é viciada em crack.  

Pontos moeda