Polícia

Na contramão do Espírito Santo, Viana não registra assassinato de mulher há mais de um ano

O último crime aconteceu em novembro de 2013. Segundo a Polícia Civil, nos primeiros dois meses de 2015, 18 mulheres já foram assassinadas na Grande Vitória

Viana não registra um assassinato de mulher desde novembro de 2013 Foto: TV Vitória

Uma cidade da região metropolitana de Vitória na contramão da violência contra a mulher. Enquanto o Espírito Santo ocupa o segundo lugar no ranking nacional de assassinatos de mulheres, Viana não tem nenhuma mulher vítima de homicídio há mais de um ano.

O município, que fica a apenas 22 quilômetros da capital Vitória e tem cerca de 70 mil habitantes, vive uma realidade bem diferente das cidades vizinhas, onde homicídios contra mulheres são registrados com frequência. Desde novembro de 2013, nenhuma mulher foi assassinada em Viana. Mesmo sem conhecer os números oficiais, as mulheres vianenses dizem que sentem-se seguras na cidade onde moram.

A cidade se destaca não só entre os municípios da Grande Vitória, mas também no Estado. O Espírito Santo ocupa o segundo lugar do ranking de violência contra as mulheres, de acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea).

Nos primeiros dois meses de 2015, 18 mulheres foram assassinadas na Grande Vitória, segundo a Delegacia de Homicídios e Proteção à Mulher (DHPM). Um numero maior do que no mesmo período do ano passado, quando morreram 16 mulheres vítimas de homicídio. Nenhum desse casos aconteceu em Viana. 

O secretário de Defesa Social de Viana, André Neves, reconhece que o perfil do município caracteriza o estilo de vida dos moradores. Ele acredita que o resultado positivo é resultado das ações de políticas públicas e da integração da administração municipal com as polícias Civil e Militar.

"Nós já temos nos aproximado das polícias e temos uma pesquisa feita com dignóstico. Observamos uma redução de homicídios com vítima mulher durante o ano de 2014, mas também em dezembro de 2013. A ideia é que a prefeitura trabalhe em conjunto com as polícias Civil Militar e também com o Ministério Público", salientou.

Pontos moeda