Polícia

Órgãos estaduais e municipais vão integrar plano de segurança em Vitória

Um de seus principais objetivos é a integração das forças públicas de segurança, para ajudar no combate à criminalidade na cidade. Plano será lançado nesta quinta-feira

Prefeitura realizou diversas reuniões com moradores para diagnosticar a situação da segurança pública na capital Foto: Divulgação/Prefeitura

Vitória passará a contar com uma ação integrada envolvendo instituições públicas municipais e estaduais, com o objetivo de combater a criminalidade na cidade. O Plano Municipal de Segurança Cidadã de Vitória será apresentado nesta quinta-feira (09) pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu). 

A cerimônia de lançamento do documento terá início às 9 horas, no auditório da Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus), que fica ao lado da sede da Guarda Municipal, na Ilha de Santa Maria. Segundo a secretaria, o cenário da segurança pública da capital está inserido no plano, concluído após dez meses de estudos.

Um de seus principais objetivos é a integração das forças públicas de segurança. O documento foi concluído em julho, após os esforços na captação dos dados por meio de reuniões realizadas nas nove regiões administrativas de Vitória no último ano.

O Plano Municipal de Segurança Cidadã também faz um mapa das ações de várias secretarias municipais de Vitória e mostra o conjunto do que vem sendo feito pelo próprio município, como também as realizações dos órgãos do Estado, dentre elas a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Ministério Público e o Poder Judiciário.

"As ações das instituições envolvidas no plano serão fiscalizadas por um Conselho Municipal de Segurança Urbana, formado por representantes das instituições e da comunidade. Nosso objetivo é integrar as ações de todos os órgãos envolvidos, a fim de melhorarmos os índices de violência em Vitória. É preciso entender que segurança pública não é só polícia. A iluminação de uma praça, a retirada de carros abandonados das ruas, a limpeza do lixo acumulado na cidade e outras ações de outras secretarias também contribuem para formar um ambiente propício à segurança", ressaltou o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira.

O secretário destacou ainda que a ação integrada das instituições envolvidas já está dando resultado. "Este ano tivemos uma redução de 50% no número de homicídios no primeiro semestre em comparação com o mesmo período do ano passado. Acreditamos que esse resultado é reflexo da soma de todas as ações", salientou.

Segundo Calheira, as ações do plano estão agrupadas em seis eixos: prevenção e controle de delitos; fortalecimento da relação entre polícia, comunidade e Justiça; contexto urbano seguro; prevenção da violência contra a mulher e a infância; redução dos fatores de risco; e fortalecimento da coesão social.

Metodologia

Segundo a Semsu, a realização do Plano Municipal seguiu a metodologia apresentada pela Secretaria Nacional de Segurança Púlbica (Senasp), que, juntamente com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), estabelece um método de levantamento e análise de dados divididos em eixos.

O documento final, de 71 páginas, foi elaborado por uma equipe de trabalho do Observatório de Segurança Pública da Semsu. No entanto, a captação de dados envolveu, além da Prefeitura de Vitória, estatísticas fornecidas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário.

Além disso, o plano foi submetido à avaliação do Conselho Municipal de Segurança Urbana (Comsu). Ele continuará sendo usado pela Semsu em todas as nove regiões administrativas.

Pontos moeda