Polícia

Delegacias de bairro vão poder investigar crimes de roubo no Estado

Atualmente essas unidades regionais não possuem autonomia para investigar crimes como furtos de celulares e objetos, considerados como roubos simples

A Delegacia de Goiabeiras, em Vitória, é uma das que atua em bairros Foto: TV Vitória

As delegacias regionais, também conhecidas como delegacias de bairro, poderão investigar novos crimes no Espírito Santo. Atualmente essas unidades têm suas tarefas limitadas e não possuem autonomia para investigar crimes como roubos de celulares e objetos, considerados como roubos simples. Esse tipo de ocorrência acaba sendo destinado a Delegacia Patrimonial.

Para melhorar o atendimento nesses locais, um estudo foi realizado pela Polícia Civil e, com a mudança, os policiais que atuam nessas unidades vão poder investigar esses tipos de crime, agilizando o trabalho e dando um retorno mais rápido para os denunciantes. 

De acordo com a chefe da Polícia Civil, Gracimeri Gaviorno, a ideia é fortalecer essas delegacias para que atendam melhor a população. “Percebemos que para se ter um bom atendimento elas precisam também ter autonomia para investigar, pois hoje elas têm uma limitação”, destacou. 

Segundo Gracimeri Gaviorno, foi feito um grupo de estudo junto com a Superintendência de Ações Estratégicas da Polícia Civil para descobrir as melhores formas de mudança. Será necessário modificar portarias, decretos e até leis para que esse atendimento primário seja prestado em delegacias comuns. “Estaremos finalizando nos próximos dias para que isso comece a funcionar”, finalizou.

Pontos moeda