Polícia

Exploração de granito em Baixo Guandu vira caso de polícia

Empregados sequer olharam para trás. No momento da chegada da polícia, todos fugiram de moto e abandonaram equipamentos de trabalho e, inclusive, objetos pessoais

Policiais flagraram a exploração de granito em propriedade que não possuía licença ambiental Foto: Divulgação/PM

Sem documentação que comprove a legalidade da exploração de granito, um homem foi conduzido pela Polícia Militar Ambiental (BPMA) que realizava uma operação na localidade de Córrego do Mangue, zona rural de Baixo Guandu, interior do Estado, na última sexta-feira (7).

Os empregados sequer olharam para trás. No momento da chegada da polícia, todos fugiram de moto e abandonaram equipamentos de trabalho e, inclusive, objetos pessoais. Um homem foi levado para a delegacia da cidade para prestar esclarecimentos.

A operação foi fruto de uma denúncia anônima. Os policiais foram até o local e flagraram a exploração mineral. Foram apreendidos maquinários e ferramentas.

Embora o dono da propriedade tenha sido encontrado, ele que é produtor rural apresentou um documento de arrendamento do imóvel para uma empresa exploradora de mármore e granito. 

Entretanto, nenhuma documentação de licenciamento ambiental autorizando a atividade foi mostrada. Após a constatação da ilegalidade da extração, o envolvido foi conduzido à delegacia de Baixo Guandu.

A Polícia Militar Ambiental informou que a retirada de mineral sem o devido licenciamento ambiental da atividade representa um crime ambiental, passível de prisão e multa. 

“Além disso, se o infrator não tiver posse sobre mineral a ser explorado, ele incorre no crime de usurpação do patrimônio público, uma vez que os recursos minerais, inclusive os do subsolo, pertencem a União”, informou a nota a Polícia Militar.

Pontos moeda