Polícia

Sem banheiro, presos urinam em garrafas de plástico em delegacia lotada

Superlotado e sujo, o local é abrigo temporário para os suspeitos de crime. Muitas vezes eles são obrigados a passarem dias à espera de uma vaga em presídios

Nos fundos da delegacia, a situação não é melhor e o lixo se acumula Foto: R7

O advogado de um detento decidiu procurar o Ministério Público após flagrar as condições precárias em que os presos ficam detidos na Delegacia de Plantão de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Superlotado e sujo, o local é abrigo temporário para os suspeitos de crime. No entanto, por causa da crise no sistema carcerário, muitas vezes eles são obrigados a passarem dias na carceragem à espera de uma vaga em presídios.

Na gravação, os detentos mostram que não têm banheiro e, por isso, são obrigados a urinar em garrafas de plástico. As duas celas abrigam mais de 12 presos, que se espremem para conseguir dormir e, muitos, acabam sem espaço para deitar.

Nos fundos da delegacia, a situação não é melhor e o lixo se acumula: são restos de marmitas e outros itens. O advogado que flagrou a cena ao visitar um cliente ficou comovido com a situação e chegou a comprar pão para os detidos. "Eles não têm banheiro, não tem chuveiro, ficam quatro ou cinco dias sem tomar banho e, obviamente, sem comer, porque somente uma refeição é oferecida".

Ele vai levar os fatos até o MP com o objetivo de que seja tomada alguma providência. Em nota, a Polícia Civil informou que as celas devem ser usadas para acautelamento provisório dos presos em flagrante no prazo suficiente para que eles sejam transferidos para unidades prisionais. No entanto, devido à falta de vagas, a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) enfrenta dificuldades para remanejar os presos. A PC ainda garantiu que os detentos que solicitam o uso do banheiro são atendidos e levados ao sanitário sob escolta policial.

Com informações do R7

Pontos moeda