Polícia

Dois carros são roubados por dia em Vitória, aponta pesquisa

Os dados apontam também que os registros de furtos aumentaram na capital, enquanto os de roubo caíram. Os índices fazem parte do 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública

No período de janeiro a agosto de 2015, foram registrados 4.454 casos de roubo em território capixaba Foto: Divulgação

Dados do 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontam pelo menos dois carros foram furtados ou roubados por dia, em 2014, em Vitória.

A pesquisa realizada nas 27 capitais brasileiras mostrou ainda que no país um carro é perdido a cada 2 minutos e 30 segundos.

Os índices da capital capixaba mostraram que no ano de 2014 foram roubados ou furtados 785 veículos. A pesquisa também apontou que o número de roubos entre os anos de 2013 e 2014 caiu 19,95%, já o de furtos aumentou pouco mais de 22%.

A capital que mais registrou crimes dessa natureza foi São Paulo, onde a cada 5 minutos e 18 segundos um carro é perdido.  Em todo Brasil foram roubados ou furtados 213.472 veículos, o que indica alta de 2,74% em comparação a 2013.

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública o levantamento foi realizado a partir de requisições às secretariais estaduais de Segurança Pública com base na Lei de Acesso à Informação (LAI) e também por meio de cruzamento de informações disponibilizadas nos sites das secretarias.

Espírito Santo

De acordo com a Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Veículos, os números de ocorrências de furtos e roubos estão caindo no Espírito Santo. No período de janeiro a agosto de 2015, foram registrados 4.454 casos de roubo em território capixaba. Este número representa uma redução de 9,5% em relação ao mesmo período de 2014, quando foram registradas 4.920 ocorrências. De acordo com os dados da delegacia 62% dos veículos foram recuperados nesse mesmo período.

Diferença entre furto e roubo

A diferença em termos de direito entre furto e roubo estão na forma como os pertences são levados das vítimas. No caso de furto o criminoso não estabelece contato com a vítima. Mas se houver violência ou ameaça a ocorrência é considerada roubo.

Pontos moeda