Polícia

Homem é detido comercializando caranguejo de forma ilegal em Vila Velha

Por se tratar de crime ambiental comercializar espécie proveniente de pesca proibida o infrator foi conduzido a 2ª Delegacia Regional de Vila Velha juntamente com o material apreendido, onde foi autuado em flagrante

Após denúncia anônima, os policiais estiveram no Mercado de Peixes Foto: ​Divulgação

Um homem foi detido comercializando caranguejos-uçá de forma irregular no Mercado de Peixes da Prainha, em Vila Velha, na manhã do último domingo (22). Com ele foram apreendidas 28 dúzias do crustáceo. A ocorrência foi encerrada na delegacia de Vila Velha.

Após denúncia anônima, os policiais fiscalizaram os produtos a serem vendidos.O suspeito de 50 anos foi flagrado comercializando 28 dúzias de caranguejos-uçá vivos e não apresentou a documentação necessária, contrariando as determinações do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA).

Por se tratar de crime ambiental comercializar espécie proveniente de pesca proibida o infrator foi conduzido a 2ª Delegacia Regional de Vila Velha juntamente com o material apreendido, onde foi autuado em flagrante. A soltura dos animais ficou a cargo da Polícia Civil.

A soltura dos animais ficou a cargo da Polícia Civil. Foto: ​Divulgação

A Polícia Ambiental alerta para o período do defeso do caranguejo-uçá (Ucides cordatus), que se estende até o dia 30 de novembro para todos os indivíduos, e de 01 a 31 de dezembro, somente para as fêmeas. Para comercializar o crustáceo é necessário apresentar a Nota Fiscal comprovando a origem do animal e a Declaração de Estoque, em vias originais. 

A pena prevista para quem desobedecer às exigências previstas é a de detenção de um a três anos ou multa.

Pontos moeda