Polícia

Pássaros raros são resgatados pela polícia ambiental em Venda Nova do Imigrante

Foram resgatados 29 pássaros silvestres que eram mantidos de forma ilegal. Dentre eles, algumas espécies estão atualmente ameaçadas de extinção como o Jacu-açu e o Papagaio-chauá.

Os infratores deverão comparecer a justiça por crime contra a fauna. Foto: Divulgação/PMA

Em Venda Nova do Imigrante, na região serrana do Estado, a Polícia Militar Ambiental (PMA) resgatou, nesta quinta-feira (7), 29 pássaros silvestres que eram mantidos de forma ilegal. Dentre os animais algumas espécies estão atualmente ameaçadas de extinção como o Jacuaçu e o Papagaio-chauá.

Os pássaros foram encontrados em residências das localidades de Alto Caxixe Frio e Vargem Grande depois de denunciados à PMA. Eles eram mantidos em cativeiros. “Somente no Alto Caxixe Frio, recolhemos um total de vinte e três pássaros, sendo dez em uma única residência”, explicaram os policiais.

Já na localidade de Vargem Grande, mais seis pássaros foram resgatados, dentre elas alguns exemplares de espécies atualmente ameaçadas de extinção, sendo cinco Jacu-açus, três Catataus, uma Cigarra-verdadeira e um Papagaio-chauá.

As aves foram encaminhadas ao Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins, para tratamento veterinário e posteriormente serem reinseridas na natureza.

Os infratores deverão comparecer a justiça por crime contra a fauna. Segundo a PMA, a pena prevista é a de detenção de seis meses a um ano. A multa para quem for flagrado com pássaros ameaçados de extinção é de R$ 5.000. Já para o grupo dos psitacídeos, que abrange os papagaios e araras, o valor chega a R$ 10.000 por unidade.

Pontos moeda