Polícia

Adolescentes pulam muro de cinco metros e fogem da Unip de Cariacica

Internos de uma mesma ala serraram duas celas da unidade. Para disfarçar o barulho, cantavam. E para camuflar o local onde serravam, passavam sabonete na cela

Os adolescentes que conseguiram fugir pularam de um muro de cinco metros de altura Foto: Reprodução/TV Vitória

Adolescentes reeducandos da Unidade de Internação Provisória (Unip) do bairro Cariacica Sede, em Cariacica, pularam o muro e fugiram, na noite da última segunda-feira (4). Ao todo, oito internos escaparam. Até a manhã desta terça-feira (5), quatro adolescentes foram recapturados.

Um dos jovens que fugiu, de 17 anos, e que já foi recapturado pela polícia, estava com um corte no braço e com as duas pernas quebradas. “No processo de atendimento aos adolescentes, que é quando se fornece água e alimentos, nesse período noturno, os adolescentes conseguiram serrar uma grade. Aproveitaram que o agente deu as costas e o renderam", relata o diretor da Unip 1, Leandro Piquet.

Piquet continua: "Nesse processo, eles começaram a superar os obstáculos de segurança, e foram ganhando espaço na unidade até terem acesso ao muro. Quando tiveram acesso ao muro, estavam em 15 adolescentes. Os agentes conseguiram atuar no momento e recuperaram alguns”, relata.

A equipe de reportagem da TV Vitória/Record conversou com o adolescente ferido que foi recapturado. De acordo com o reeducando, durante todo o dia, internos de uma mesma ala serraram duas celas da unidade. Para disfarçar o barulho, cantavam. E para camuflar o local aonde serravam, passavam sabonete na cela. À noite, quando já estava tudo pronto para a fuga, os menores aproveitaram o momento depois do jantar para render um dos agentes penitenciários e pular o muro da unidade.

Ambulâncias do Samu atenderam adolescentes e servidores da Unip que se feriram Foto: Reprodução/TV Vitória

A estrutura tem cerca de cinco metros de altura e no topo, possui arame farpado. Os adolescentes que conseguiram fugir correram por um matagal, que fica nos fundos da unidade. Viaturas da Polícia Militar faziam buscas pela região para tentar localizar os outros sete fugitivos. Duas horas após a fuga, pelo lado de fora do local, ainda era possível ouvir a agitação dos internos que gritavam para os que estavam escondidos no matagal.

Do lado de dentro da unidade, três agentes penitenciários e três internos que ficaram feridos durante a confusão foram atendidos por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Sobre a serra utilizada por eles, o diretor do local disse que investigações serão feitas para saber como o objeto entrou na Unip.

“O serviço de inteligência está observando as imagens, inclusive do dia anterior. Tudo está sendo observado. A gente ainda não tem uma resposta conclusiva para oferecer neste momento”, dia Piquet.

Superlotação

Atualmente são 91 internos no local, número que, segundo o diretor, estaria acima do permitido. Além disso, o número de agentes também não seria o ideal para conter os adolescentes, por isso, a unidade está em fase de contratação.

“Atualmente estamos fazendo a reposição de agentes. Há muitos que estão em fase de formação, Que a gente vai conseguir dar um numero sustentável para mantermos uma jornada pedagógica produtiva para que possamos recuperar esses adolescentes”, completa o diretor da unidade.

Pontos moeda