Polícia

Criminalidade aumenta em Pedra Azul e deixa moradores e turistas preocupados

Segundo uma fonte da Polícia Civil, dos quatro assaltos registrados em 2016, dois aconteceram neste mês. Já o número de roubos entre 2014 e 2015 passou de um para dez

Um dos principais pontos turísticos do Estado, região de Pedra Azul tem sido, cada vez mais, alvo de criminosos Foto: Divulgação

Considerado um lugar pacato, o distrito de Pedra Azul, em Domingos Martins, tem registrado aumento significativo da criminalidade recentemente, o que preocupa moradores e turistas que visitam o local, um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo.

De acordo com uma fonte da Polícia Civil, que não quis se identificar, foram registrados, nos primeiros meses de 2016, quatro assaltos no distrito. O número pode parecer pequeno, principalmente se comparado aos índices registrados na região metropolitana. No entanto, é um dado preocupante se for levado em consideração o fato de, em todo o ano de 2014, ter sido registrado apenas um assalto em toda a região.

"Já em 2015 foram dez assaltos, um crescimento considerável. E desses quatro assaltos registrados neste ano, dois aconteceram em abril. Isso sem contar com as tentativas de assalto, quando nenhum objeto ou valor em dinheiro é roubado", ressaltou a fonte.

Uma dessas tentativas de assalto aconteceu no dia 4 de abril. De acordo com a Polícia Civil de Domingos Martins, quatro suspeitos, aparentando serem adolescentes, renderam funcionários de um restaurante da região.

Polícia Civil de Domingos Martins já registrou quatro assaltos neste ano, dois deles somente em abril Foto: Reprodução

Os bandidos usaram duas motos para cometerem o crime. Dois foram até o estabelecimento, enquanto os outros ficaram de longe, dando cobertura. 

Os assaltantes fugiram por uma estrada vicinal, sem levar nenhum objeto de valor. No entanto, durante a fuga, um motociclista foi abordado pelo grupo e teve o veículo roubado. 

De acordo com a polícia, o outro assalto aconteceu no início da madrugada do último sábado (23). Dois bandidos armados e encapuzados invadiram uma residência, renderam o casal de moradores e levaram vários pertences das vítimas.

Apesar do aumento do índice da criminalidade em Pedra Azul, o titular da Delegacia de Polícia de Domingos Martins, delegado Paulo Roberto de Castro, afirma que a região ainda pode ser considerada pacata.

"Crimes contra o patrimônio são muito dinâmicos: às vezes acontecem em Pedra Azul, às vezes na sede de Domingos Martins ou em Marechal Floriano. A região chama a atenção de bandidos principalmente pela proximidade com a Grande Vitória. Mas nós estamos agindo e combatendo, na medida do possível, essa criminalidade. Acredito que a violência na região já foi maior, mas conseguimos retomar a normalidade. Não acho que a situação seja alarmante. A região ainda pode ser considerada pacata", ressaltou o delegado.

Combustível

Uma das reclamações dos moradores de Pedra Azul, com relação à segurança, é que as viaturas da Polícia Militar não estão fazendo um patrulhamento adequado. Segundo eles, os policiais evitam percorrer grandes distâncias para economizar combustível.

Outra queixa é com relação ao Destacamento da Polícia Militar (DPM) do distrito de Castelinho, em Vargem Alta, que, segundo eles, está desativado.

A assessoria de comunicação da Polícia Militar informou, por meio de nota, que o patrulhamento na região de Pedra Azul está sendo realizado normalmente por policiais da 6ª Companhia Independente. Segundo a PM, a localidade conta com patrulha rural e o DPM da região funciona 24 horas por dia. A Polícia Militar orienta os moradores a procurarem o DPM para passar informações sobre a ação de criminosos que estão agindo na região. 

Já o comando do 9º Batalhão da PM informa que o DPM de Castelinho não funciona há alguns anos e que, no momento, não há expectativa de reabertura do local. No entanto, segundo a Polícia Militar, o município de Vargem Alta conta com policiamento ostensivo diuturno.

Pontos moeda