Polícia

Bandidos armam emboscada, matam rapaz e causam pânico em parque em Vitória

No momento do crime, cerca de 150 crianças participavam de uma escolinha de futebol a poucos metros da área onde a vítima foi baleada. Em poucos instantes, o parque ficou vazio

Assassinato aconteceu na área de convivência do parque Foto: TV Vitória

Um rapaz de 18 anos foi moto a tiros dentro do Parque Natural Municipal Dom Luiz Gonzaga Fernandes, também conhecido como "Chiqueirão", no bairro Redenção, em Vitória, na noite desta segunda-feira (13). Segundo a polícia, cinco suspeitos armaram uma emboscada contra Caio de Oliveira Santos e o mataram com dois tiros de pistola calibre ponto 45. 

O crime aconteceu por volta das 21 horas. Nesse momento, cerca de 150 crianças participavam de uma escolinha de futebol a poucos metros da área de convivência do parque, local onde a vítima foi baleada. Por sorte, ninguém se feriu, mas houve correria entre os frequentadores do parque e, em poucos instantes, o local ficou vazio. 

Segundo testemunhas, a vítima conversava com amigos quando foi atingida. De acordo com a Polícia Civil, cinco rapazes teriam armado uma emboscada para Caio. Eles saíram do mangue para matar a vítima. 

Com o jovem, a polícia encontrou um revólver calibre 38. Há poucos meses, Caio havia sido levado à Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para prestar esclarecimentos. Ele estaria andando armado e amedrontando moradores da região.

Na manhã desta terça-feira (14), marcas de tiros no muro do campo de futebol e fragmentos de bala da arma de uso restrito puderam ser encontrados. Um aposentado, que costuma caminhar no parque todos os dias, ficou preocupado com a situação e temeu pela segurança das crianças. "Todo dia tem escolinha aqui. É um perigo esse pessoal que vem olhar as pessoas aqui, ver o futebol das crianças. Aí tomam uma bala perdida sem a gente saber", disse.

Drogas

No mês passado pelo menos uma pessoa foi assassinada e outra baleada na região Foto: TV Vitória

De acordo com frequentadores, há alguns anos o parque vem sendo dominado por usuários e traficantes de drogas. Uma cerca teria sido quebrada para facilitar o acesso deles à parte interna. Haveria até um código de que dentro do local só pode ser consumida maconha e que crack e cocaína estariam proibidos.

Na semana passada, um menor de 16 anos também foi baleado no bairro. A vítima foi atingida por dois disparos e socorrida para a Policlínica da região. Em seguida, foi transferida para o hospital São Lucas, onde recebeu atendimento e teve alta. Segundo a polícia, o adolescente nunca havia sido apreendido.

Ainda de acordo com policiais, o tráfico de drogas na área é intenso. Recentemente alguns traficantes foram expulsos do local e prometeram vingança. 

Somente no mês passado, a TV Vitória/Record mostrou dois crimes que aconteceram na região. No último dia 21, Alexandre Júnior Amorim, de 15 anos, foi assassinado. Segundo testemunhas, ele foi abordado por três homens que o executaram. 

Já no dia 5, o pescador Thiago dos Santos Silva foi vítima de bala perdida. Moradores contaram que dois grupos rivais se enfrentaram na Rua da Galeria. Houve correria e desespero e o pescador foi atingido no braço. A população revelou que a disputa pelo tráfico drogas é o motivo de tanta violência na região.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) de Vitória informou que a segurança do Parque Natural Municipal Dom Luiz Gonzaga Fernandes, assim como de outros parques, é feita diariamente, inclusive nos finais de semana e feriados, por agentes patrimoniais, que, ao desconfiarem de alguma irregularidade, acionam a Guarda Municipal. E esta, quando necessário, aciona o reforço da Polícia Militar.

Pontos moeda