Polícia

Cerca de 18 carros são roubados por dia na Grande Vitória

De janeiro a maio deste ano foram registrados 2800 roubos de veículos. De acordo com o delegado, a abordagem dos criminosos é quase sempre a mesma

O número de roubos e furtos de veículos teve uma queda desde o ano passado Foto: Reprodução Detran-ES

Os roubos de veículos acontecem diariamente na Grande Vitória, segundo dados da delegacia de furtos e roubos de veículos. Mas apesar de ainda altos, os números estão caindo. De janeiro a maio do ano passado foram registradas mais de três mil ocorrências, uma média de quase 20 veículos roubados por dia. No mesmo período deste ano foram quase 2800, o que representa uma média de 18 casos por dia.

“Representa mais de 200 veículos que não foram furtados nem roubados. Isso se deve a ações que temos feito na identificação e prisão tanto dos receptadores quanto das pessoas que adulteram veículos”, informou o delegado Tarcísio Otoni. 

No último dia 6, a TV Vitória mostrou dois adolescentes, ambos com 15 anos, que foram apreendidos após tentarem roubar uma caminhonete em Itapoã, Vila Velha. Já no dia 2, Jhonata Teixeira Viegas e um adolescente de 17 anos foram detidos logo após renderem um universitário e roubarem a caminhonete que estava parada na rua da casa dele, em Praia das Gaivotas, também em Vila Velha.

Nos dois casos, que aconteceram em um intervalo de menos de cinco dias, o alvo eram caminhonetes. Mas segundo o delegado, elas não são as mais procuradas por criminosos. “A gente tem roubo de todos os tipos de veículos, desde máquinas pesadas, como tratores, caminhonetes, até veículos de passeio, mas o carro chefe são as motocicletas”, explicou.

De acordo com o delegado, a abordagem é quase sempre a mesma. O assaltante observa a vítima e espera que ela se aproxime do carro para anunciar o crime. “Os veículos novos, com sistemas de furto mais modernos, o criminoso não consegue furtar o veículo com chave falsa e precisa da presença do dono. Por isso é sempre bom o dono estar atento”, destacou.

Segundo dados da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, a frota no Espírito Santo passa de 1,8 milhões de veículos e a melhor maneira de não se tornar uma vítima é estar sempre em alerta.

Pontos moeda