Polícia

Criminosos desligam rede de energia e levam até brinquedos de escola na Serra

Os criminosos utilizaram ferramenta dos funcionários para arrombar portas e armários de onde foram levados brinquedos e dinheiro arrecadado para festa julina

A secretaria foi arrombada, os armários que guardavam as fichas dos alunos também foram revirados Foto: TV Vitória

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Valeriana Rosa César, que fica em Nova Almeida, na Serra, região da Grande Vitória foi invadida por criminosos no último final de semana. Os armários foram arrombados, e os bandidos levaram brinquedos e R$ 400 que foram arrecadados pelos alunos para a festa julina da escola.

A unidade de ensino é a terceira escola da Serra invadida por bandidos em menos de dois meses.

De acordo com Adelina Seibel, que é integrante do Conselho Escolar, o crime foi descoberto na manhã desta segunda-feira (11) quando as aulas foram suspensas. Os funcionários levaram um susto quando encontraram a sala da Pedagogia revirada.

“Foi um baque porque estamos passando por muitas consequências de roubos, assaltos e vandalismo quem vem acontecendo de uns tempos para cá”, afirmou.

Segundo funcionários da escola, os bandidos pegaram as chaves da escola que ficam em um quadro, em uma área restrita, para invadirem as salas e revirarem armários. Os criminosos tentaram abrir a sala da direção escolar e, como não conseguiram, quebraram a parede do local.

“Eles serraram grades, cadeados e invadiram a escola ao lado para fazer o vandalismo que fizeram”, disse Adelina.

Os bandidos procuraram por dinheiro que não estava na sala. A secretaria foi arrombada, os armários que guardavam as fichas dos alunos também foram revirados. O dinheiro do troco da cantina foi encontrado em um armário que foi arrombado. Os criminosos deixaram para trás apenas uma nota de R$ 2 rasgada.

Os funcionários da escola afirmaram que, desde o ano passado, a unidade de ensino não possui vigilantes. O contrato com a empresa de segurança acabou e um novo processo de licitação ainda está em andamento. A escola possui câmeras de segurança, mas os bandidos desligaram a rede de energia elétrica, e os equipamentos não funcionaram.

“Agora teremos que continuar da mesma forma, convivendo com a violência, trabalhando com a insegurança, temos que atender as crianças desta forma”, afirmou Celinalva Moraes dos Santos, Educadora Social.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Valeriana Rosa César funciona no espaço de um projeto social desde 2009. O projeto oferece atividades a 150 crianças e adolescentes carentes da região e até os brinquedos que seriam doados na festa que estava marcada para a próxima sexta-feira (15) foram levados.

“O sonho de várias crianças foram levados. Os brinquedos que a gente custou tanto em comprar porque não temos muita renda os bandidos levaram e isso é revoltante”, desabafou Felipe Almeida, funcionário do projeto social

Por meio de nota a prefeitura da Serra informou que, com o início das atividades da Guarda Civil Municipal, será criada a Patrulha Escolar, que irá reforçar a segurança. A prefeitura informou também que está em andamento o processo licitatório para a contratação da Guarda Patrimonial.

Pontos moeda