Polícia

Criminosos cavam parede de cerimonial para furtar armas no Fórum da Serra

A reserva do espaço, para o último domingo (9), foi feita há 15 dias por um homem que se identificou como Alexandre. Seria para uma festa de noivado

O buraco foi feito na parede do cerimonial Foto: TV Vitória

Os criminosos que furtaram mais de 150 armas no do Fórum Desembargador João Manoel de Carvalho, no município da Serra, cavaram um buraco na parede de um cerimonial para cometer o crime. O local faz divisa com um dos cômodos do fórum. As armas de vários calibres haviam sido aprendidas em diversos crimes.

“O quantitativo ainda está sendo levantado, nós já encaminhamos a notícia para o presidente do Tribunal de Justiça, encaminhamos para o supervisor, para o presidente da Associação dos Magistrados, e nós vamos, até o final do dia de hoje, informar com precisão o quantitativo de armas que foi levado. Foram armas variadas”, informou o diretor do fórum, Alexandre Farina.

Segundo caseiro do cerimonial, o local foi arrendado do proprietário há cinco anos e, desde então, ele é utilizado durante a semana para estacionamento rotativo e, nos finais de semana, para locação de festas. A reserva do espaço para o último domingo (9) foi feita há 15 dias por um homem, que se identificou como Alexandre. Seria uma festa de noivado. Ele teria feito o depósito de cerca de R$ 400 na conta do caseiro. 

“Chegaram, pegaram a chave comigo e, quando eu cheguei, eles estavam fazendo um negócio em uma tenda que eles haviam montado. Eu perguntei o que era, aí eles disseram que era uma surpresa para a noiva. Quando eu fui olhar vi um rapaz lá dentro e o reboco já feito”, contou o caseiro.

No mesmo prédio de onde foram furtadas as armas, ficam os arquivos de todas as varas judiciais. Segundo o diretor, nada foi levado além do armamento. O local foi periciado pela Polícia Civil, que já iniciou a investigação.

“Causa estranheza para nós, porque a coisa foi muito direcionada. Tanto é que nós estaríamos entregando essas armas ao Exército nesta quarta-feira (12) para destruição, e aconteceu esse furto no domingo. Estamos aguardando as investigações, pois a Polícia Civil está trabalhando em parceria com a Polícia Militar e esperamos prender esses elementos ou o elemento”, afirmou Farina.

De acordo com dados da polícia, há mais de três anos não se registra roubo de armas em fóruns do Estado. Em 2015, houve o registro de um furto interno com apoio de um estagiário policial no Fórum de Vila Velha, na sétima Vara Criminal, em Boa Vista. Três homens foram presos e confessaram um crime. Na ocasião foram furtadas 26 armas, duas eram de uso restrito. 

As armas levadas do Fórum da Serra são de calibres variados. Um levantamento está sendo feito pelo fórum para saber o que de fato foi furtado. De acordo com a Polícia Civil, o caso está sob investigação da Delegacia Especializada de Segurança Patrimonial e, até o momento, nenhum suspeito foi detido. Mais informações não serão repassadas para não atrapalhar o trabalho da polícia, segundo a PC.

Pontos moeda