Polícia

Município de Viana completa 70 dias sem registros de assassinatos

O último caso ocorreu em 06 de fevereiro. De janeiro a abril de 2016, quatro casos foram registrados. No mesmo período de 2017, apenas três

O último caso ocorreu em 06 de fevereiro Foto: Divulgação/Prefeitura

Na última terça-feira (18), o município de Viana completou 70 dias sem nenhum registro de homicídio. O último caso ocorreu em 06 de fevereiro. De janeiro a abril de 2016, quatro casos foram registrados. No mesmo período de 2017, apenas três, o que representa uma redução de 25% no comparativo entre os dois períodos.

Para o prefeito do município, Gilson Daniel, os resultados são frutos da parceria com a Polícia Militar, Civil e Ministério Público bem como os diversos investimentos em segurança, realizados pela prefeitura.

Além da reestruturação na iluminação da cidade, a ampliação dos serviços da Central de Videomonitoramento e a criação de um aplicativo de segurança, o Sentinela Viana, utilizado para denúncias de crimes, foi determinante para redução de homicídios na cidade. 

O diálogo também tem sido uma ferramenta constante nas ações de reforço da segurança em Viana. Na última segunda-feira (17), Gilson Daniel esteve na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) em uma reunião com o secretário André Garcia e sua equipe; além do comandante da 11ª Cia Independente de Viana, Major Siqueira e moradores de Vila Bethânia, quando foram abordadas ações de intensificação das polícias na cidade.

O comandante da 11ª Cia da PM, Major Siqueira, destacou que "uma ferramenta importante para as ações de segurança no município foi reativada, que é a Patrulha da Comunidade em Marcílio de Noronha e Vila Bethânia, nos possibilitando uma maior atenção aos comerciantes destes centros dentro de Viana".

Aplicativo de segurança

Todas essas ferramentas, aliado ao trabalho da polícia, é fundamental para dinamizar o trabalho das policias Civil, Militar e Ministério Público. "O “Sentinela Viana”, por exemplo, veio para integrar ao trabalho da Central de Videomonitoramento. Ele torna o cidadão um agente ativo no combate à criminalidade com o repasse de informações de atos ilícitos, em tempo real e de forma anônima, auxiliando, assim, as ações do poder público”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social Ledir Porto.

Interatividade

Além dessas ferramentas, a interatividade com os moradores e a PM tem agregado de forma positiva. “A Prefeitura tem estado presente nas discussões acerca da Segurança Pública nas comunidades junto aos representantes da PM e isso é muito importante. Nesta segunda (17), por exemplo, estivemos com a PM em Vila Bethânia conversando com os moradores, assim como já estivemos na área rural. A PM tem ouvido a comunidade e dado a devida resposta prontamente”, completou.

Pontos moeda