Polícia

Aplicativo promete inibir venda de bicicletas roubadas em Vitória

Para utilizar o Bike Registrada, basta o ciclista baixar um aplicativo gratuito no celular, entrar no site da empresa, comprar um selo, que custa R$ 30, e colar na bicicleta

Aplicativo ajuda a identificar bicicletas roubadas ou furtadas Foto: TV Vitória

Um aplicativo promete ajudar a encontrar bicicletas roubadas ou furtadas em Vitória. Por meio de um selo colado na bike, é possível saber se ela é ou não roubada e identificar seu verdadeiro dono. O convênio entre a Prefeitura de Vitória e a empresa prestadora do serviço foi assinada na última quinta-feira (25).

Para utilizar o aplicativo Bike Registrada, basta o ciclista baixar um aplicativo gratuito no celular, entrar no site da empresa, pelo endereço www.bikeregistrada.com.br, comprar o selo, que custa R$ 30, e colar na bicicleta. A partir daí, o usuário registra características da bike e é só aproximar a câmera do celular ao selo que aparece de quem é a bicicleta.

O objetivo do Bike Registrada é inibir a venda de bicicletas roubadas ou furtadas. Além disso, de acordo com o secretário de Segurança Pública de Vitória, Fronzio Calheira, a parceria firmada entre a prefeitura e o aplicativo pode estimular outras pessoas a utilizarem a bicicleta como meio de transporte.

"Se você tem uma segurança maior em andar de bicicleta, é claro que isso favorece. É uma ferramente que já existe no mercado, muitas pessoas em outros estados e municípios já utilizam e cabe agora a Vitória incentivar que as pessoas registrem, porque a gente acredita que isso vai dar mais segurança a quem anda de bicicleta em Vitória", destacou o secretário.

Por meio do aplicativo, é possível ter acesso às informações sobre a bicicleta e saber quem é o dono Foto: TV Vitória

Por meio do serviço, o índice de bikes recuperadas chega a 31%. De acordo com o presidente da Federação dos Ciclistas do Espírito Santo, Sandro Oliveira, o aplicativo não garante o fim dos roubos e furtos de bicicletas, mas fará com que o bandido pense duas vezes antes de cometer esse tipo de crime.

"Caso a bicicleta seja roubada e a polícia consiga recuperá-la em um prazo curto, pode rapidamente, pelo aplicativo, localizar o proprietário dessa bicicleta, visando principalmente inibir o comércio de bicicletas roubadas, que é o motivo principal do roubo. Pessoas às vezes perdem a vida por causa de comércio de bicicletas roubadas", destacou.

O farmacêutico José Robson destacou que o aplicativo ajudará na rápida identificação do veículo. "A bicicleta fica nas delegacias e o próprio poder público não sabe quem é o proprietário dela. Então elas ficam abandonadas por anos às vezes e o aplicativo permite que o policial, o delegado ou o agente ligue diretamente para o proprietário da bicicleta", frisou.

Número de registros

De acordo com a Guarda Municipal de Vitória e a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), de janeiro a abril de 2016 foram registrados 72 furtos ou roubos de bicicletas somente na capital. No mesmo período deste ano, esse número subiu para 100.

Uma das vítimas foi o estudante Rodrigo Medeiros, que costumar utilizar a bicicleta como meio de transporte. Recentemente ela foi furtada da garagem do prédio onde o irmão dele mora, em Jardim da Penha.

"Deixei a bicicleta na vaga da garagem dele, subi e fiquei duas horas lá em cima, de 9 às 11 horas. Quando eu desci, a bicicleta não estava mais lá", contou.

Também em Jardim da Penha, um furto de bicicleta ocorrido dentro de um prédio foi registrado pelas câmeras de videomonitoramento do local. As imagens mostram um homem passando em frente ao edifício. Ele disfarça, volta, analisa o portão e o tira do trilho. 

Já na área interna do condomínio, ele fica circulando. Pega o latão de lixo, encosta na parede e começa a escalar. Em minutos, consegue ter acesso ao apartamento. Ele circula no imóvel, pega alguns objetos de valor e, em seguida, foge com uma bicicleta.

Pontos moeda