Política

Em carta, Paulo Hartung se coloca à disposição do partido pela disputa do Palácio Anchieta

O ex-governador Paulo Hartung entregou uma carta ao PMDB, na manhã deste sábado (12), na qual coloca o seu nome à disposição do partido para a disputa do Palácio Anchieta, onde ficou de 2003 a 2012.

No ofício, Hartung diz que tem "abosulta certeza de que o Espírito Santo está preparado e deseja estabelecer um debate em torno de projetos político-administrativos diferentes, com vistas a construir uam sociedade marcada pela igualdade de oportunidades, com prosperidade ao alcance de todos".

O documento foi apresentada pelo presidente regional do PMDB, Lelo Coimbra (foto ao lado), na sede do partido, em Vitória. O ex-governador não participou do evento. Segundo Lelo, Hartung deverá comentar o seu poscionamento a partir da próxima semana.

Durante a apresentação, Lelo disse que "as conversas internas do partido vão mudar de qualidade". A expectativa é de que a movimentação de Hartung ponha fim à atual divisão do partido, na qual parte mantém apoio ao projeto de reeleição do governador Renato Casagrande (PSB), e outra defende a candidatura própria.

O senador Ricardo Ferraço faz parte do time do PMDB que apoia a reeleição do socialista. Há 10 dias ele abriu mão da candidatura, dizendo que lutaria para a unidade de alianças. O PMDB realiza uma convenção no dia 28 de junho, na qual deverá decidir se lançará candidatura própria.

Questionado sobre o poscicionamento do senador, Lelo foi evasivo. Sobre possiveis decepções da sigla relacionadas à gestão Casagrande, o presidente afirmou que o partido "vem acompanhando a gestão, mas não existe sentimento sentimento de frustação".

Liderança do governo na Ales

Com a decisão de Hartung, a expectativa nos bastidores do meio político é de que o deputado estadual Élcio Alvares (DEM) deixe a liderança do governo na Assembleia. Isso porque o posto de confiança ocupado atualmente pelo democrata foi indicado pelo governador Casagrande. Élcio, no entanto, sempre foi grandes aliados de Hartung, e não deverá abrir mão dessa aliança.

Um dos cotados para ocupar a vaga, caso a saída do democrata se confirme, é o deputado Vandinho Leite, que também é do mesmo partido que o governador, e que retornou à Casa na última segunda-feira (07).

Confira a íntegra da carta de Paulo Hartung ao PMDB:

Pontos moeda